tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Bom Jesus: atual governo quer investir no Turismo
Data publicação 08/04/2019
No ano em que a comemoração do Jubileu do Senhor Bom Jesus, a mais tradicional festividade religiosa da região, completa 100 anos, a Prefeitura de Bom Jesus do Galho adota os primeiros passos para investir na exploração do Turismo como atividade para o desenvolvimento econômico do município, iniciando o processo para a inclusão da cidade no Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais (CTMAMG).
 
No dia 26 de março, aconteceu uma reunião na sede da Prefeitura de Bom Jesus, na qual a diretoria da CTMAMG esclareceu aos representantes do governo municipal presente ao encontro sobre os benefícios que o município poderá ter a partir de sua inclusão no Circuito, entre os quais o recebimento do ICMS Turístico, além de todo o apoio para iniciativas voltadas à exploração do Turismo no município e região.
 
De acordo com o presidente do CTMAMG, Hélio Anício, uma vez integrado ao circuito turístico, que é reconhecido pela Secretaria de Estado de Turismo, o município de Bom Jesus terá seu nome mais conhecido no Estado e no Brasil, ficando com mais capacidade de assegurar dotações orçamentárias e emendas parlamentares, além de receber apoio na elaboração de planejamentos de desenvolvimentos turísticos do município.
 
Exigências
Durante a reunião, os representantes da administração municipal foram informados sobre os procedimentos e a documentação necessária para ser efetivada a inclusão de Bom Jesus do Galho ao circuito, sendo entregue a Anselmo Luiz Vaz do Valle, do setor administrativo da Prefeitura de Bom Jesus, cópias de leis que normatizam o turismo municipal, bem como documentos necessários à efetivação do ingresso de Bom Jesus no Circuito Mata Atlântica, que foram encaminhados à assessoria jurídica.
 
Entre as exigências para Bom Jesus passar a pleitear o ICMS Turístico estão a necessidade de elaboração e implantação da política municipal de turismo, criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e também do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).
 
Atrativos
Participante da reunião, o diretor de Cultura e Lazer da Prefeitura de Bom Jesus, Odair Ribeiro, o Zezão, destacou o potencial turístico da cidade, principalmente voltado ao turismo de evento, citando aqueles mais destacados, como o Jubileu do Senhor Bom Jesus; a encenação da Paixão e Morte de Cristo, realizada há 30 anos pelo grupo Atos; o Encontro do Bonjesuense Ausente e o Arraiá do Bonja.
Na oportunidade, Zezão lembrou, ainda, como importante atrativo turístico de Bom Jesus a imagem do Cristo Paz, a terceiro maior do Brasil, e as belezas naturais do município, como as diversas cachoeiras e lagoas.
 
Jubileu
Mesmo antes de ser oficializado o ingresso de Bom Jesus do Galho no Circuito Turístico, o prefeito William Batista de Calais já tem se mobilizado no sentido de que a festa do Jubileu do Senhor Bom Jesus deste ano tenha a grandiosidade que o evento alcança ao completar seu 100º aniversário.
 
No decorrer das décadas, o Jubileu, que sempre arrebanhou milhares de turistas a Bom Jesus do Galho, se consolidou como o mais tradicional evento popular da região e o desejo do atual governo é que a festa justifique a importância da data.
 
Para isso, no início de março, ele esteve em Brasília, acompanhado pelo assessor jurídico da Prefeitura de Bom Jesus, Valdinei Calais, quando foi recebido em audiência pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e com o deputado federal, Enéias Reis, visando conseguir a liberação de recursos para a comemoração dos 100 anos do Jubileu.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2019 - Todos os direitos reservados.