tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Vacinação contra a gripe começa dia 10
Data publicação 08/04/2019
No dia 10 de abril terá início, em todo o território nacional, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) 2019, que se estenderá até o dia 31 de maio. Como informa a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caratinga, o Dia D de mobilização nacional será realizado em 04 de maio.
 
As campanhas nacionais de vacinação contra a Influenza, realizadas no Brasil em todos os anos antes da entrada do período mais frio, tem por objetivo reduzir a ocorrência da doença, que podem levar a óbito. 
 
A doença
A influenza é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, podendo ocorrer complicações médicas sérias, vindo a afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada. 
 
 De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a imunização é a forma de prevenção mais efetiva contra a gripe, cujo vírus está em constante mudança de um ano para outro, exigindo a produção de novas vacinas a cada ano. Por isso é necessária a vacinação anual contra a Influenza.
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, o número total de casos confirmados de influenza no Brasil no ano passado foi de 6.754, sendo pacientes com uma mediana de idade de 37 anos - faixa etária que normalmente não é contemplada pela vacina oferecida no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Das regiões do País, a que apresentou o maior número de registros da doença em 2018 foi a Região Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de janeiro e Espírito Santo), com 46,6% dos casos de Influenza.
 
Estudos sobre a doença mostram que a imunização contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.
 
Gripe ou resfriado?
A gripe e o resfriado são doenças respiratórias, porém, são causados por diferentes vírus. Em geral, a gripe é pior do que o resfriado comum e os sintomas são mais intensos. As pessoas com resfriado são mais propensas a apresentar sinto-mas como nariz escorrendo ou entupido e geralmente a doença não leva a complicações de saúde, como pneumonia e infecções bacterianas.
Por sua vez, a gripe pode levar a sérias complicações associadas. Os sintomas da gripe podem incluir febre alta ou sensação de febre/calafrios, tosse, dor de garganta, nariz entupido, dores musculares ou corporais, dores de cabeça e cansaço.
 
Público Alvo
 Fazem parte do público alvo da campanha de vacinação idosos a partir dos 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos 11 meses e 29 dias; gestantes e mães no pós parto até 45 dias; trabalhadores do setor de saúde; professores das redes pública e privada; população carcerária e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, entre outras.
 
Em Caratinga
Como informa a Secretaria Municipal de Saúde, a partir do momento em que a vacina for disponibilizada, todas as unidades com sala de vacina em funcionamento serão abastecidas para atender à população.
 
No momento, ainda não foram programadas ações pontuais e específicas a serem realizadas no município. A secretaria aguarda a realização da reunião técnica oferecida pela Coordenação Estadual - Superintendência Estadual de Saúde, quando serão discutidas e passadas as orientações sobre as ações a serem desenvolvidas em Caratinga.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2019 - Todos os direitos reservados.