tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Agricultores de Bom Jesus conhecem as técnicas usadas em Piedade
Data publicação 25/02/2019
Em uma iniciativa realizada em parceria com a Emater, no dia 12 deste mês, o Departamento de Agricultura da Prefeitura de Bom Jesus do Galho promoveu visita técnica de agricultores locais a produtores rurais de Piedade de Caratinga, município considerado referência em agricultura na região e no Estado.
 
Na visita, quando foi ciceroneada por José Anísio Alves Vieira, extensionista da Emater em Piedade de Caratinga, a comitiva de Bom Jesus do Galho, além dos produtores rurais, contou com o diretor do Departamento de Agricultura, Samuel Lopes; do coordenador do Banco de Alimentos, Geraldo Melo; do engenheiro agrônomo, Geraldo Assis de Carvalho e a extensionista Maria Elieci dos Santos Lopes, da Emater, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus, Edmar Martins de Assis.
 
Durante a atividade, os agricultores de Bom Jesus e demais integrantes da comitiva puderam conhecer experiências bem sucedidas  no cultivo de hortaliças e tubérculos, sendo esclarecidos sobre cada uma das etapas do processo, desde a semeadura até a colheita. Além disso, houve a oportunidade para aprender sobre sistemas de irrigação mais econômicos, que permitem melhor aproveitamento da água e redução do desperdício.
 
Como informado pelo extensionista José Anísio, 48% da população de Piedade de Caratinga tem como principal atividade a agricultura, sendo estabelecido um perfeito aproveitamento do solo. “O município pode ser dividido em duas áreas, as de reserva (legal) e as de cultivo. Nenhum terreno está ocioso”.
 
Segundo ele, mensalmente, saem do município cerca de 400 caminhões lotados de alimentos produzidos em Piedade. “Isso sem contar as caminhonetes, os caminhões menores”.
 
Outro aspecto interessante apresentado aos agricultores bonjesuenses por José Anísio foi a ausência de cercas entre as propriedades. “Aqui, em Piedade, ninguém precisa cercar suas propriedades. Cada um respeita o terreno do outro”.
 
O diretor do Departamento de Agricultura, Samuel Lopes, ficou muito satisfeito com a visita. “Essa foi uma semente que vai render ótimos frutos para o nosso município.  Todos os agricultores se mostraram interessados em aperfeiçoar o trabalho no campo a partir do que aprenderam em Piedade”.
 
Como observado pelo agrônomo Geraldo Assis, as técnicas de plantio usadas em Piedade têm plenas condições de serem aplicadas em Bom Jesus. “Não há nada  sofisticado no sistema de produção rural de Piedade. As práticas de plantio são perfeitamente aplicáveis em Bom Jesus, para permitir a ampliação da produtividade e melhoria da qualidade dos nossos produtos”.
 
De acordo com a extensionista Maria Elieci, a visita às lavouras de Piedade contribuiu para motivar os agricultores de Bom Jesus a otimizarem seus processos de cultivo de hortaliças. “Esse encontro foi uma grande aula e muito produtivo”.
 
Isso ficou evidente na avaliação da lavradora Aparecida Clemente de Oliveira Martins, de 50 anos, que afirma já ter nascida agricultora. “Meu avô tinha fazenda. Fui criada em meio às plantações. A minha vida sempre foi dedicada a atividades do campo. Por isso, sou tão apaixonada pelas atividades do campo”. Ela participou da visita juntamente com o marido, filha e genro, e elogiou a iniciativa. “Com essa ação, ampliamos os nossos conhecimentos, aprendemos modos mais práticos de cultivo das hortaliças, a importância dos cuidados que precisamos ter com as sementinhas, com a terra e com a água”.
 
Na opinião de Marlene Lopes Ferreira da Silva, de 46 anos, lavradora desde os 15, que desenvolveu gosto pela profissão pela admiração ao trabalho desenvolvido por seu pai, a visita às plantações de alface foi a mais curiosa. “Eu sempre quis aprender a plantar alface a partir dos melhores sistemas, mais práticos e rentáveis. Fiquei satisfeita demais com o que pudemos ver e com as orientações dos agricultores que nos receberam tão bem”.
 
Conforme declara o prefeito de Bom Jesus do Galho, Willian Batista de Calais, a administração municipal continuará dando todo suporte necessário para que os agricultores de Bom Jesus prosperem em suas atividades. “É muito bom saber que nossos produtores rurais querem trazer novas técnicas para o município, tendo retornado de Piedade com informações que vão favorecer a produção local”.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2019 - Todos os direitos reservados.