tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Mãe Admirável inaugura nova sede do Centro de Atendimento
Data publicação 25/02/2019
Na segunda-feira, 18,  a Associação Mãe Admirável inaugurou as novas instalações do Centro de Atendimento, Orientação e Triagem da instituição, que passou a funcionar à Rua João Pinheiro, Vila Hott, 13-A, no centro de Caratinga.
 
Como esclarece Aluísio Palhares, fundador da entidade, na qual trabalha como voluntário, a nova sede do Centro de Atendimento conta com recepção, sala do setor administrativo, sala de arquivos, sala de reunião, sala para atendimento individual, cozinha, área de serviço e banheiros.
 
Aluísio esclarece que no Centro acontece o primeiro contato do interessado em ser acolhido pela Comunidade Terapêutica para o tratamento de dependência de álcool e outras drogas. Também é realizado no local o atendimento às pessoas que concluíram o período de tratamento, com prazo de duração de sete meses. Esses atendimentos podem ser realizados em grupo ou individual.
 
O Centro de Atendimento, Orientação e Triagem conta com uma equipe multidisciplinar, composta pela psicóloga Bruna Aparecida de Barros, pelo enfermeiro Maurício Gomes Costa e pelo próprio Aluísio Palhares, que possui formação para atuar como conselheiro em dependência química, função que exerce também na Comunidade Terapêutica junto aos assistidos da instituição.
 
Como ele ressalta, além da equipe multidisciplinar, a Comunidade Terapêutica conta com agentes comunitários e monitores das oficinas de formação profissional. “São oferecidos cursos de Eletricista, Construção Civil, Artesanato, Cabelereiro e Manipulação de Alimentos. Temos, ainda, um convênio com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) pelo qual são ministrados vários cursos aos nossos assistidos e uma oficina de prática esportiva, ministrada por professor de Educação Física, que funciona mais de forma terapêutica e como lazer. Ao concluir o período de tratamento, além do certificado de sua passagem pela Mãe Admirável, o assistido recebe os certificados de conclusão de todas as oficinas das quais participou”.
 
A Mãe Admirável, como informa Aluísio, tem capacidade para acolher 36 homens, a partir dos 18 anos. A instituição é mantida através de parcerias, contribuições de familiares dos assistidos, doações, campanhas de arrecadação e convênios, como o firmado com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) que no governo do presidente Jair Bolsonaro, passou a estar vinculada ao Ministério da Cidadania.
 
De acordo com Aluísio, a Senad financia 18 vagas de internação na Comunidade Terapêutica, disponibilizadas após avaliação socioeconômica do interessado. Porém, sobrando vagas entre as custeadas pelo Governo Federal, ela poderá ser preenchida por qualquer interessado. Os pagamentos das despesas com o tratamento para as outras 18 vagas é feito através dos recursos captados pela própria instituição. “O assistido que tem condições financeiras para isso ou sua família, colabora. Quem não pode colaborar é acolhido assim mesmo!”.
 
O fundador da Associação Mãe Admirável ressalta, ainda, que muitas melhorias e iniciativas realizadas pela instituição, voltada ao melhor acolhimento de seus assistidos tem obtido recursos junto aos Poder Judiciário da Comarca de Caratinga, oriundos de penas pecuniárias impostas pelos juízes, a partir da aprovação de projetos inscritos e aprovados, através de programa de cunho social  instituído pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
 
As pessoas interessadas em se inscrever para ser submetido ao tratamento na Comunidade Terapêutica Mãe Admirável podem comparecer ao Centro de Atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira, no período de 08 às 11 horas e de 13 às 17 horas. Ou telefonar para o número (33) 3322-1211. 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2019 - Todos os direitos reservados.