tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Bom Jesus: Cras oferece curso de Bordado Ponto Russo Moderno
Data publicação 28/01/2019
A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Galho, através do Departamento de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), nos dias 28 e 29 deste mês, estará promovendo, gratuitamente, uma oficina de Bordado Ponto Russo Moderno.
 
Como informa a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bom Jesus, a oficina estará acontecendo nas dependências do Cras da sede do município, localizada na Rua Abrão Simão, 110, Bairro Santa Terezinha, tendo como público alvo famílias referenciadas no Cras e no Cadúnico, tendo como proposta  dar a oportunidade de geração de renda e, consequentemente, promover a melhoria na qualidade de vida aos interessados em atividades artesanais. O curso será ministrado pelo pernambucano Edvaldo Alves, que desenvolve 193 modalidades de artesanato e vem ensinando o ofício em várias regiões do Brasil, principalmente em Minas Gerais, como brinca o artesão. “Em Minas, é mais fácil contar as cidades por onde não passamos”.
 
Segundo Edvaldo, a boa aceitação do curso se deve à grande e crescente valorização do bordado no País. “As pessoas estão consumindo mais o nosso bordado e também se interessando mais pela atividade, que promove ganhos e ainda funciona como terapia para quem faz”. Ele avalia, ainda, que a gratuidade do curso também se torna outro atrativo aos interessados. “A oficina está sendo oferecida sem nenhum custo para os alunos”.
 
De acordo com o artesão, a técnica do Bordado Ponto Russo Moderno é muito simples e produz lindos resultados. “Em seis horas de aula, o aluno aprende a bordar, a vender e a ministrar o curso, transmitindo a outras pessoas aquilo que aprendeu”.
 
Diferencial
O Bordado Russo Moderno ensinado por Edvaldo Alves se diferencia do estilo tradicional pelo modo como é feito, como ele explica. “Criei uma agulha que agiliza a produção e resulta em um trabalho mais perfeito. Então, a técnica vai aliar rapidez e beleza”.
 
A assistente social Joana Reis, uma entusiasta da ação e coordenadora do projeto, ressalta as vantagens proporcionadas aos participantes da oficina. Tanto a participação na oficina quanto os materiais a serem utilizados durante a aula são gratuitos. “Para participar do curso, o aluno só precisa levar sua boa vontade em aprender”.
 
Como informa Joana Reis, em fevereiro, o projeto chegará aos distritos e comunidades rurais, obedecendo o cronograma que está sendo montado por ela. Edvaldo frisa o objetivo do projeto. “Nosso propósito é atender a todos que se interessem pelo curso”.
 
 Identidade
Como comenta Joana, a realização da oficina vem fortalecer as manifestações artísticas de Bom Jesus do Galho e valorizar a identidade cultural da região. “Cada aluno, certamente, vai buscar retratar algo que fale do nosso povo, do lugar onde vivemos”.
 
Ainda segundo ela, a iniciativa promete resgatar o bordado, uma arte antiga, muito desenvolvida pelas gerações passadas, sendo atividade importante na construção da história do artesanato bonjesuense e na aproximação das pessoas. “É comum, entre as bordadeiras, o hábito de se reunir com outras, com vizinhas e amigas para bordar, trocar experiências e conhecimento, conversar e tecer suas narrativas. O artesanato tem o poder de unir pessoas, de promover a amizade, de ser uma ferramenta de socialização. Precisamos preservar essa arte”.
 
As vagas são limitadas e as inscrições estão sendo feitas no Cras, de 08 às 11 horas e de 13 às 17 horas. Os inscritos, serão divididos em três turmas e poderão escolher o melhor horário para participar da oficina.
 
Os três horários disponíveis à escolha dos alunos são: de 8 às 11 horas, de 13 às 16 horas e de 17 às 20 horas. A gratuidade do curso se deve à parceria do governo municipal com a Cia. do Ponto Russo Moderno, entidade dirigida por Edvaldo Alves.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2019 - Todos os direitos reservados.