tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Funec promoveu o 6º Desapega
Data publicação 10/12/2018
Nos dias 01 e 02 deste mês, contando com apoio do Lions Clube Caratinga Itaúna e o Tiro de Guerra 04-003, a Fundação Educacional de Caratinga (Funec) desenvolveu a 6ª edição do Desapega, projeto voltado a conscientizar as pessoas a evitar o consumismo, incentivando a troca de objetos não mais utilizados. O sucesso do evento legitimou a importância da mobilização iniciada em 2016.
 
O 6º Desapega aconteceu no salão do Lions Clube e contou com uma reflexão sobre o consumo com responsabilidade, feita pelo sargento Carlos Heleno de Sousa, reforçando a proposta original da iniciativa.
 
O Desapega, desde seu lançamento, ocorre em dois dias, sempre em sábado e domingo subsequentes. No primeiro dia, as pessoas interessadas em participar, comparecem para levar os objetos que deseja doar e para pegar sua senha, voltando no dia seguinte para substituir a doação feita por ela por algum objeto que considere útil.
 
Conforme destacou Clotilde Ferreira Junqueira, presidente imediata do Lions Clube Caratinga Itaúna, a realização do Desapega próximo ao Natal tem mais significado. “Eu acredito que as pessoas já entenderam o significado do projeto e vem para desapegar mesmo, porque elas já estão mais conscientes. Muitos participantes se envolvem mais no intuito de doar do que de em pegar alguma coisa em troca. Cooperar é interessante, mas é importante deixar claro que o Desapega não é um projeto social, nem de caridade”. 
 
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), Eugênio Maria Gomes, um dos idealizadores do Desapega, agradeceu à constante participação dos caratinguenses no evento, que abraçaram o projeto. “Nós fazemos um balanço muito positivo não só do 6º Desapega, mas também de todas as edições realizadas anteriormente. É um processo que vem crescendo e se organizando cada vez mais. Nós agradecemos à população da cidade que participou, doou e foi buscar os itens”.
 
Ele agradeceu aos parceiros e aproveitou para deixar um recado. “Nós sempre destacamos que o Desapega é um projeto socioambiental. É importante lembrar que a ideia do projeto é trocar itens, ou seja, eles precisam estar em bom estado de conservação ou funcionamento, para que possa ser utilizados por outras pessoas”.
 
Segundo Eugênio Maria, o foco do projeto é o meio ambiente. “Eu tenho em casa algum objeto em bom estado de conservação que eu posso utilizar, mas não estou usando. Então, eu vou ceder para que outra pessoa possa usufruir. Ou seja, eletrodomésticos que não estejam funcionando ou faltando peças e utensílios quebrados, por exemplo, não devem fazer parte da lista de materiais para trocar no Desapega”.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2019 - Todos os direitos reservados.