tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Paulinho quer Câmara independente
Data publicação 10/12/2018
Em eleição realizada na terça-feira, 04, o vereador Paulo Barbosa Marques, o Paulinho de Dom Lara, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Caratinga para o biênio 2019-2020. Por 10 votos a 07, ele derrotou ao vereador Diego de Oliveira Silva, que contava com o apoio do prefeito Welington Moreira de Oliveira, o Dr. Welington. Coincidentemente, Paulinho estará sucedendo ao vereador Valter Cardoso de Paiva, cujo principal reduto eleitoral também é o distrito de Dom Lara.
 
O plenário da Câmara contou com a presença de vários funcionários da Prefeitura, coisa rara de ocorrer, deixando transparecer a pressão do atual governo junto aos vereadores, tentando convencer a maioria a votar no candidato governista, o que acabou não acontecendo.
 
Em outra estratégia para pressionar os parlamentares, chegou a ser feita a proposta para que, de forma excepcional, a votação fosse “aberta”, ou seja, com os vereadores declarando o seu voto e, assim, possibilitando se saber em qual candidato cada um deles estaria votando. Porém, a proposta foi rejeitada, sendo mantida a votação secreta, sendo respeitado o que estabelece o Regimento Interno da Câmara de Caratinga.
 
Ainda como estipula o Regimento Interno, a votação para cada um dos cargos da Mesa Diretora da Câmara de Caratinga e, assim, além de Paulinho de Dom Lara, foram eleitos os vereadores Cleider Costa de Medeiros, o Cleidinho (vice-presidente),Denis Gutemberg Augusto de Faria (1º secretário) e José Cordeiro de Oliveira (2º secretário).
 
O presidente
Falando à reportagem do jornal A Semana, o presidente eleito declarou que pretende realizar uma gestão marcada pela transparência e pela austeridade nos gastos financeiros.
 
Ele reiterou que não faz oposição ao prefeito Dr. Welington, porém, pretende estabelecer a total independência do Legislativo Municipal, demonstrando o respeito do governo municipal para com a Câmara de Vereadores. “Não faço e nem farei oposição ao prefeito na condição de presidente da Câmara, porém, é preciso se manter a independência entre o Legislativo e o Executivo. A minha intenção é estabelecer uma convivência harmoniosa com o governo municipal, mas, não aceitaremos ingerência na atuação da Câmara Municipal, cuja independência, estabelecida pela Constituição Federal, precisa ser respeitada. O Dr. Welington pode ficar tranquilo, pois não iremos tomar nenhuma atitude que atrapalhe sua gestão. Pelo contrário, pretendemos cooperar naquilo que depender do Legislativo”.
 
Nova sede
Questionado sobre as obras de construção da nova sede da Câmara Municipal, atualmente paralisadas, Paulinho informou que, tão logo assuma, irá solicitar à assessoria jurídica uma análise na licitação, para verificar se existe alguma irregularidade no processo e, caso tudo esteja correto, ele pretende dar continuidade no projeto. “Já foram investidos mais de R$ 1 milhão no projeto e não podemos permitir que o que já foi realizado seja jogado fora. Vamos avaliar a situação e não sendo constatadas irregularidades, pretendemos levar a obra adiante. O recurso aplicado ali é dinheiro público, que não podemos jogar fora!”.
 
Estrada de Dom Lara 
Paulinho informou, ainda, que pretende usar o prestígio como presidente da Câmara em favor da melhoria da estrada que liga a sede do município ao distrito de Dom Lara, que sofre muitos prejuízos durante o período chuvoso, quando chega a ficar interrompida, impedindo a locomoção da população, principalmente os proprietários rurais, prejudicando o escoamento de sua produção. “Vamos tentar, junto ao prefeito Dr. Welington e aos deputados votados em nosso município, a destinação de recursos para a pavimentação da estrada. Caso isso seja impossível de ser atendido, no momento, vamos tentar, pelo menos, que seja mantido o serviço periódico de conservação, para impedir a interrupção do trânsito de veículos”.
 
Agradecimentos
Ao final do depoimento, Paulinho agradeceu aos vereadores que estiveram ao seu lado durante a eleição, apoiando sua indicação à presidência da Câmara de Caratinga. “Havia a intenção do governo municipal na eleição do nosso adversário e, como é normal acontecer, houve certa pressão no sentido de convencer aqueles que nos apoiavam a mudar seu voto. Mas, felizmente, todos honraram o compromisso que havíamos firmado. Aproveito para fazer um agradecimento especial ao vereador Mauro Água e Luz, que foi quem mais se empenhou para a nossa eleição”.
 
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2019 - Todos os direitos reservados.