tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Juízes fazem orientações para o dia da votação
Data publicação 05/10/2018
Na manhã de quinta-feira, 04, os juízes eleitorais da 71ª e 72ª Zonas Eleitorais da Comarca de Caratinga, Anderson Fábio Nogueira Alves e Consuelo Silveira Neto, respectivamente, convocaram a imprensa de Caratinga e região para passar as informações sobre o dia da votação nas eleições deste domingo, 07.
 
Documentos
Como orientou o juiz Anderson Alves, no dia da votação, além do título de eleitor, as pessoas deverão comparecer na seção onde votam portando um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Caso o eleitor tenha feito a biometria e tenha baixado o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), ele pode usá-lo em vez do título comum. Porém, quem tem o e-Título, mas não fez a biometria precisará apresentar um documento com foto.
 
Ordem de votação
Nas eleições deste ano, o eleitorado brasileiro estará elegendo candidatos para cinco cargos: Presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, sendo que no atual pleito serão eleitos dois senadores. Com isso, o eleitor terá o direito de dar seis votos.
 
No momento de votar, o primeiro voto será dado ao cargo de Deputado Federal, quando o eleitor para registrar seu voto deverá teclar quatro números e, em seguida, apertar a tecla “verde”, concluindo esta votação. Em seguida, ele estará votando para Deputado Estadual, quando será necessário teclar cinco números. Confirmando o voto, ele passará ao voto para Senador. Neste caso, ele poderá votar em dois candidatos. Inicialmente teclará três números e, após apertar a tecla verde, poderá fazer seu segundo voto para o Senado, teclando outros três números e confirmando o voto. Na sequência, será a vez do voto para Governador, quando o eleitor deverá teclar dois números. Uma vez confirmado o voto, ele estará votando para Presidente da República, quando será preciso teclar dois números. Feito isso, apertando a tecla verde, ele estará confirmando o voto e, assim, completando a votação.
 
Como esclareceu o juiz, o eleitor não é obrigado a votar em todos os candidatos, podendo votar em determinados cargos e optar por votar em branco ou anular os votos para os demais cargos, da mesma forma em que pode votar em branco ou anular os votos em apenas um ou dois cargos.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.