tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Entrevista Pedro Leitão destaca propostas e bandeiras
Data publicação 05/10/2018
Na quarta-feira, 03, o jornal A Semana entrevistou o professor Pedro Leitão, candidato a deputado federal pelo PV. Formado em Administração e Comunicação, e tendo exercido os cargos de secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, secretário municipal de Educação e Desenvolvimento Econômico e de Planejamento, durante a entrevista, ele destacou os principais temas que pretende defender em um provável mandato na Câmara dos Deputados.
 
 
A SEMANA: O que mais te motivou a entrar na disputa de uma cadeira na Câmara Federal? 
 
PEDRO LEITÃO: A possibilidade de contribuir com o desejo da maioria da população brasileira em estabelecer uma renovação na política nacional e, sendo eleito, inserir a população nas decisões, dando mais atenção à Educação e à agricultura sustentável, e poder defender aos interesses de nossa região. Eu percorri todas as regiões de Minas Gerais quando estive na Secretaria de Agricultura e percebi as enormes diferenças que existem em nosso estado. Notei que essas diferenças iam além das características geográficas, que era um problema político. Sem representação política, algumas regiões do estado ficam para trás. Eu vi outras regiões do Estado de Minas Gerais, que tem força política, conseguirem mais investimentos e oportunidades. Eu também percebi que não adianta ser só um bom gestor, a gente tem que influenciar nas decisões que definem para onde as coisas vão, o que deve ser prioridade. Ser deputado federal é uma oportunidade de representar, politicamente, o nosso interesse, que muitas vezes são negligenciados. Eu acredito que dá pra fazer muito mais. Sem força política a gente vai continuar patinando, e a nossa região precisa mudar de patamar e, a gente só vai conseguir melhorar, através de um processo de renovação. É a primeira e única chance na história de termos um representante de Caratinga no Congresso Nacional.
 
A SEMANA: Você falou sobre sua experiência na Secretária de Estado de Agricultura. Quais os principais programas que você implementou durante a sua gestão?
 
PEDRO LEITÃO: Antes, eu quero lembrar que, sob minha gestão, a Secretaria de Agricultura foi a mais bem avaliada pelo governo em 2017. Entre as ações da Secretaria, ampliamos o programa de certificação, o Certifica Minas com selo para vários produtos como queijos, azeites e orgânicos. Trabalhamos também pela simplificação da legislação dos produtos artesanais mineiros. Abrimos o debate com produtores de leite para o preço de referência. Realizamos a conclusão do estudo das matas de Minas em parceria com a fundação João Pinheiro. Realizamos o maior mapeamento do parque cafeeiro de Minas com o Georreferenciamento que inseriu inteligência e estratégia na produção. Ampliamos o programa Certifica Minas Café. Demos passos importantes para abertura de mercado internacional, em especial na Índia e China. São as políticas públicas que beneficiam milhares de produtoras e produtores.
 
A SEMANA: Como foi seu olhar para Caratinga e região enquanto esteve no Governo do Estado?
 
PEDRO LEITÃO:  Eu não poderia ser omisso com a minha região. Enquanto estive na Secretaria de Agricultura, trabalhamos muito para trazer benefícios aos produtores. Investimos em salas de prova de café, trouxemos kits patrulha mecanizada, realizamos a entrega de kits feira, para que o produtor rural pudesse fazer a venda do excedente de sua produção e assim gerar renda. Realizamos um grande programa de melhoramento genético dos gados de leite da região com a entrega de kits inseminação e motos. Entregamos tanques de resfriamento de leite. Além de conseguir recursos para a reforma do mercado municipal de Caratinga. 
 
A SEMANA: Você vem de uma família de educadores, tendo como uma de suas bandeiras a Educação. É possível melhorar a qualidade do ensino em nossas escolas?
 
PEDRO LEITÃO: Com certeza!... O que precisamos é de participação e gestão. Quando fui secretário de educação em Caratinga, conseguimos fazer a maior elevação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em toda a região e em toda a história de Caratinga. Foi o maior aumento de qualidade. Outro projeto importante para Caratinga na Educação foi a criação do Programa de Educação Integrada, que atendia crianças no contraturno escolar, com ações de esporte e lazer. Isso só foi possível graças à gestão e à participação de todos. Eu acredito que precisamos de uma base curricular comum. Seleção e capacitação dos professores, usar as tecnologias a distância para unificar uma agenda de evolução da educação pública. Precisamos reformular o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), para garantir mais investimentos na Educação. 
 
A SEMANA: Além da Educação, quais são suas principais propostas?
 
PEDRO LEITÃO: Precisamos de participação popular nas decisões que interessam a todos. Esse é um ponto importante da nossa proposta: a consulta nas decisões que vão influenciar na vida dos brasileiros.  Outra bandeira que defendo é a segurança rural. É preciso garantir recursos públicos e tecnologia para diminuir a violência no campo. E não podemos deixar a nossa juventude de lado. É preciso atrair investimentos para nossa região, garantir que nosso jovem estude e se qualifique para o mercado. Além disso, é preciso valorizar o jovem que tenha ideias inovadoras.  
 
A SEMANA: Como as pessoas receberam a sua candidatura?
 
PEDRO LEITÃO: Fui muito bem acolhido em cada cidade que eu estive. Conversei com muitas pessoas, conheci muitos projetos que podem e precisam ser ampliados. Eu quero agradecer a todos que abraçaram a campanha, as nossas propostas. Fizemos uma campanha linda, com muita sinceridade, com verdade e as pessoas sentiram isso. A adesão foi muito espontânea e isso me deixou cada vez mais feliz e mais motivado. Precisamos fazer diferente e essa é uma oportunidade de renovar, de verdade, o Congresso Nacional.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.