tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Doctum Caratinga realizou 1° Congresso Jurídico
Data publicação 24/09/2018
Nos dias 12, 13 e 14 deste mês a unidade de Caratinga da Rede de Ensino Doctum realizou o seu 1º Congresso Jurídico, abordando o tema “O Papel do Direito na Construção da Nova Democracia”. Esse foi o quarto evento com este molde promovido pela instituição, sendo os três anteriores realizados em outras unidades da Doctum.
 
Durante o Congresso Jurídico, cuja abertura coube ao presidente da Rede de Ensino Doctum, Cláudio Leitão, acadêmicos e professores do curso de Direito, autoridades locais e convidados especiais debateram sobre os principais assuntos relacionados ao tema, participando de palestras e minicursos.
 
O tema apresentado na abertura do evento, “Direito e Música”, destacou a importância da interpretação, como enfatizou o professor Américo Galvão, o mediador do evento. “A música precisa do intérprete para falar seu texto através da melodia e basicamente com o público. Já o Direito também precisa do intérprete para falar das normas. O encontro de ambos está resumido no vértice entre razão e sensibilidade. Ao discutir um tema tão importante e atemporal, estamos abrindo portas para fazer bons diálogos”.
 
As músicas apresentadas no Congresso Jurídico, em um total de 10, foram interpretadas por Nathan Vieira & Trio e o cantor Flávio Boca. As canções percorreram o período entre a década de 60 até 1980, período em que vigorou no Brasil o regime militar.
 
Como esclareceu o advogado Dário Júnior, doutor em Direito Processual pela PUC-Minas, ao analisar a música “Sociedade Alternativa”, de Raul Seixas, o artista falava de liberdade, sobre o princípio de que o indivíduo pudesse fazer o que quiser, desde que o respeito entre as pessoas fosse preservado.
 
Na segunda noite do Congresso, aconteceu a palestra cantada “A Evolução das Relações de Família no Brasil e a MPB”, com o juiz de Direito, professor, poeta e músico Rodolfo Pamplona Filho, quando o tema o Direito Civil e a Família de forma descontraída e irreverente. Ele propôs o paradoxo musical e poético das letras de compositores famosos como Chico Buarque, João Bosco e Milton Nascimento. Na oportunidade, o palestrante destacou que o método tradicional do ensino jurídico está superado e, assim, utiliza a arte como estratégia para que os alunos compreendam e internalizem o assunto.
 
O Congresso Jurídico foi encerrado com a palestra “Ética na Vida Social e Política”, ministrada pelo professor Renato Janine, ex-Ministro da Educação, que destacou a importância do tema. “Debater ética e sociedade é extremamente importante no nosso cotidiano. É muito grande o descontentamento da sociedade com os políticos e os rumos do país devido a falhas éticas, então vamos tentar aprofundar essa questão no sentido de orientar e incentivar a participação coletiva”.
 
O coordenador do curso de Direito da Rede Doctum, Oscar Alexandre Teixeira Moreira, destacou a importância do Congresso. “O evento tem o objetivo de trabalhar as novas visões sobre o papel do direito na democracia, além de trazer uma reflexão mais crítica do direito. Fazemos uma reflexão aberta, trazendo um novo olhar aos alunos”.
 
A iniciativa foi muito elogiada por Luiz Henrique Pereira, aluno do 5° período de Direito. “Eu me importo muito em estar atualizado com os temas de grande repercussão em todo o território nacional. Estudar em uma instituição que valoriza isso e mantém o aluno bem informado, faz com que minha busca por conhecimento cresça ainda mais. O Congresso Jurídico fez com que a visão crítica e analítica do estudante do Direito seja ampliada e expandida de forma imensurável, trazendo um novo olhar social e acadêmico sobre temas que precisam ser refletidos em comunidade. Estou feliz por fazer parte de uma instituição que valoriza isso e faz do aluno sua principal ferramenta de mudança e ativismo”.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.