tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Sarampo: vacinação vai até o dia 31
Data publicação 20/08/2018
No sábado, 18, em todo o País, em uma ação conjunta do Ministério da Saúde, das secretarias de Estado de Saúde e das secretarias municipais de Saúde foi realizado o “Dia D” de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, principal momento da campanha iniciada no dia 06 e que se estenderá até o dia 31 deste mês.
 
Ao contrário da vacinação contra a poliomielite, que acontece em todos os anos, a campanha de vacinação contra o Sarampo foi uma necessidade diante do aumento dos casos da doença que se encontrava erradicada do País.
 
Até o dia 06 deste mês, já haviam sido registrados 1069 casos confirmados de sarampo desde o início do ano, contabilizando cinco mortes e mais de 5000 casos sendo investigados. Dos casos confirmados, 788 foram registrados no Amazonas e 281 em Roraima. Os demais casos da doença ocorreram nos estados do Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1). Das cinco mortes causadas pelo Sarampo, quatro aconteceram em Roraima e a outra no Amazonas.
 
Campanha
Para combater os surtos e tentar evitar que os casos se alastrem para outros estados, o Ministério da Saúde decidiu lançar uma campanha de vacinação nacional, desenvolvida juntamente com a vacinação contra a pólio.
 
De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, estão sendo vacinadas crianças de 12 meses a nove anos, adolescentes e adultos até 49 anos de idade,  que não foram vacinadas anteriormente. 
 
A doença
O Sarampo é uma doença infecciosa viral e extremamente contagiosa, cuja transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias, podendo passar diretamente de uma pessoa à outra por secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
 
Os principais sintomas da doença são: febre alta, manchas avermelhadas em todo o corpo, congestão nasal, tosse e irritação dos olhos. O sarampo pode causar complicações graves como cegueira, encefalite, diarreia intensa, infecções do ouvido e pneumonia, sobretudo em crianças com problemas de nutrição e pacientes imunodeprimidos.
 
Quem faz parte do público alvo da campanha e ainda não se vacinou poderá fazê-lo, bastando comparecer a uma unidade de saúde. A campanha nacional de vacinação se encerrará no dia 31 deste mês.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.