tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Doctum Caratinga promoveu Semana da Arquitetura
Data publicação 09/07/2018
A unidade de Caratinga da Rede Doctum de Ensino, através do curso de Arquitetura e Urbanismo, nos dias 20, 21 e 22 de junho, realizou sua Semana Acadêmica. Contando com excelente público, o evento foi desenvolvido na sede da instituição e no Casarão das Artes.
 
As atividades do primeiro dia do evento aconteceu no auditório da unidade, com a participação dos alunos dos cursos de Direito e Arquitetura que propuseram a simulação de uma audiência de tombamento de um Patrimônio Histórico e Cultural de um imóvel em uma cidade fictícia. Realizado em formato de Projeto Integrador, o trabalho foi uma maneira de os alunos vivenciarem situações do dia-a-dia relacionadas às suas áreas de atuação profissional.
 
O segundo dia da Semana Acadêmica aconteceu no Casarão das Artes, sendo realizadas três palestras, destinadas ao setor comercial. A primeira, ministrada pelo arquiteto Thiago Souza, teve o tema “A influência da Arquitetura Comercial”. O segundo palestrante, Ersoire Lacerda, discorreu sobre “Momentos da Iluminação Artificial - conceitos básicos que todos arquiteto precisa saber”.  Já a terceira palestra, ministrada pela arquiteta Camila Corrêa, abordou o tema “Revestimentos na Arquitetura”.
 
No terceiro e último dia do evento, todos os trabalhos de pesquisa dos alunos do curso de Arquitetura foram reunidos no pátio da unidade da Doctum. Através de maquetes e plantas de construções, os alunos exibiram projetos arquitetônicos desenvolvidos para atender aos mais diferentes clientes. Familiares e amigos dos alunos estiveram presentes à apresentação dos projetos.
Uma das maquetes, produzida por Nicole Rodrigues Souza, do 3º período, incluía uma pista de skate. Segundo ela, a proposta foi pensada no perfil de skatistas e apresentou padrões necessários para ser aprovada na prefeitura. “Além da pista de skate, o diferencial desse projeto foi ter pensado a ergonomia, a orientação solar, onde cada parte da casa deve ficar para ter um conforto térmico e não esquentar demais”.
 
Arquitetos de renome mundial tiveram as obras recriadas pelos estudantes, como fruto de inspiração para os futuros profissionais, contando a história em desenvolvimento das construções. Uma dessas obras recriou o “Museu do Ar americano”, na Inglaterra, obra do arquiteto Norman Foster. A estrutura abriga aviões americanos utilizados no século passado. A aluna Helen Pinto, do 1º período de Arquitetura, que desenvolveu a maquete, destacou que o museu abriga aviões da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, e tem o segundo maior acervo de aviões americanos, perdendo apenas para os Estados Unidos.
 
Para os professores do curso de Arquitetura, os trabalhos ajudam os estudantes a buscarem novos conceitos arquitetônicos. Como salientou o professor Leonardo Caetano, a ideia é propor um conceito inicial, onde os alunos desenvolverão trabalhos para clientes hipotéticos. “Os acadêmicos trabalham ao longo do semestre o perfil destes clientes. Isso gera uma diversidade de projetos e conceitos, cada um com um perfil. Assim, identificamos a linha de atuação de cada um dos futuros arquitetos”.
 
Rogério Verly Costa, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo destacou os benefícios do evento para os acadêmicos. “Em um evento como esse, o aluno se dá conta do quanto está aprimorando o conhecimento. Ele se vê refletido no elogio do outro aluno e da família, se sentindo satisfeito com seu trabalho e sua repercussão. Então, é uma constatação da excelência do seu trabalho desenvolvido durante o semestre, é muito motivador”.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.