tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Reunião estará sacramentando credenciamento do Casu ao SUS
Data publicação 04/06/2018
Caberá a Dr. Wellington a assinatura do contrato entre Prefeitura e Casu
O Casu-Hospital conta com o total de 61 leitos, tendo sido habilitados ao SUS nove leitos clínicos; seis leitos cirúrgicos; quatro leitos pediátricos; dez leitos de UTI Adulto
Reunião agendada para a segunda-feira, 04, deverá concluir todo o processo de credenciamento do Casu-Hospital Irmã Denise junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). A direção do Casu e a diretoria da Fundação Educacional de Caratinga (Funec) estarão se reunindo com o advogado Túlio Antônio de Sena Ramos, assessor jurídico da Prefeitura de Caratinga, responsável pela elaboração do contrato a ser estabelecido entre o hospital e a administração municipal. Como tudo indica, neste encontro será celebrado o contrato de prestação de serviços e, imediatamente, o Casu- Hospital estará iniciando o atendimento aos usuários do SUS.
 
No dia 22 de maio, o processo de credenciamento havia sido homologado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em reunião realizada em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, Sede do Governo do Estado, decisão comunicada ao Ministério da Saúde. Com isso, para que o Casu-Hospital pudesse iniciar o atendimento através do SUS, ficavam restando a publicação, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, dos leitos de UTI homologados e a assinatura de um contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura de Caratinga e a instituição hospitalar.
 
Na terça-feira, 29, a diretoria da Funec entrou em contato com o prefeito Welington Moreira de Oliveira, o Dr. Welington, objetivando a assinatura do contrato diante da importância da questão, para agilizar o processo, imediatamente ele determinou ao assessor jurídico Túlio Ramos a elaboração do contrato.
 
Tão logo recebeu o processo de credenciamento, o assessor jurídico, conforme afirmou ao jornal A Semana, dedicou-se à sua análise para a confecção do contrato, marcando uma reunião para tratar da questão já para esta segunda-feira. 
 
O contrato entre a Prefeitura de Caratinga e o Casu-Hospital Irmã Denise não gerará qualquer despesa à Prefeitura de Caratinga. Todos os atendimentos, serviços e procedimentos cirúrgicos realizados pelo Casu- Hospital aos pacientes do SUS serão pagos pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado, através do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, respectivamente, cabendo ao governo municipal repassar ao hospital tais recursos e, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, fiscalizar a aplicação dos mesmos.
 
LUTA DE A SEMANA
Muito perto de se concretizar, o credenciamento do Casu-Hospital Irmão Denise ao Sus é mais uma causa abraçada pelo jornal A Semana em defesa dos interesses da população de Caratinga e região. Ela se junta a tantas outras, como o recente credenciamento do Casu ao Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).
 
Ao tomar conhecimento do interesse da diretoria da Fundação Educacional de Caratinga (Funec), mantenedora do Casu-Hospital, no credenciamento da unidade hospitalar ao SUS, o diretor de A Semana, Carlos Roberto Carraro, se ofereceu para contribuir para este fim.
 
Valendo-se de prestígio junto ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, assim como junto ao então secretário de Estado de Saúde, deputado Sávio Souza Cruz, Carlos Carraro solicitou audiência com ambos para tratar da questão, nas quais esteve acompanhado de diretores da Funec e do Casu-Hospital.
 
De imediato, tanto Adalclever Lopes como Sávio Souza Cruz ofereceram à Funec e à direção do Casu-Hospital todo apoio e orientação necessários para agilizar os processos dos credenciamentos ao Ipsemg e ao SUS.
 
Durante o período de tramitação do processo, por várias vezes, Carlos Carraro esteve na capital mineira, exclusivamente para dinamizar o processo, conseguindo uma audiência com o atual secretário de Estado de Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, ocorrida no dia 07 de maio, quando esteve acompanhado pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caratinga, Alexandre Esteves Machado.
No encontro, além do presidente do conselho deixar Nalton Moreira informado sobre os problemas vivenciados pelo setor de Saúde de Caratinga, ele e Carraro, mais uma vez, pediram sua intervenção para dar mais celeridade no processo de credenciamento do Casu-Hospital junto ao SUS, diante de alguns entraves burocráticos. A solicitação foi prontamente atendida pelo secretário de Saúde, que tomou todas as medidas necessárias para que ocorresse a tão necessária homologação do processo pela CIB.
 
ESTRUTURA DO CASU
O Casu-Hospital estará colocando à disposição dos pacientes atendidos através do SUS uma infraestrutura moderna, com equipamentos de ponta, além de completa equipe técnica especializada.
Como informa sua diretoria, o Casu-Hospital conta com o total de 61 leitos, tendo sido habilitados ao SUS nove leitos clínicos; seis leitos cirúrgicos; quatro leitos pediátricos; dez leitos de UTI Adulto, todos devidamente inspecionados pelos técnicos da Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde (SRS)de Coronel Fabriciano. Além disso, o Casu-Hospital conta com um Centro Cirúrgico, composto por três salas cirúrgicas, com capacidade técnica para cirurgias de alta complexidade.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.