tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Casu: credenciamento ao SUS está perto de ser firmado
Data publicação 14/05/2018
Todos os equipamentos e instalações do Casu-Hospital foram devidamente aprovados pela Vigilância Sanitária do Governo do Estado
Casu-Hospital conta com 20 leitos para a UTI Adulto
Com o objetivo de contribuir para o bom andamento do processo de credenciamento do Casu- Hospital Irmã Denise junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 02 de maio, o diretor executivo de A Semana, Carlos Roberto Carraro, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caratinga, Alexandre Esteves, estiveram em Belo Horizonte, quando se reuniram com o deputado estadual Sávio Souza Cruz (MDB), ex-secretário de Estado de Saúde. Ao final do encontro, o deputado conseguiu agendar uma audiência dos dois com o atual secretário de Estado de Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, para o dia 07 de maio.
 
Na audiência, Alexandre Esteves fez ao secretário um detalhado relato sobre a crise pela qual passa a Saúde Pública em Caratinga, intensificada com a situação do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, solicitando dele celeridade na tramitação do processo de credenciamento do Casu ao SUS. O pedido ganhou os reforços do presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, e do deputado Sávio Souza Cruz, que mantiveram contatos telefônicos com Nalton Moreira durante a audiência.
 
Diante das informações prestadas por Alexandre Esteves, o secretário de Saúde se colocou à sua inteira disposição, informando que todos os procedimentos sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde estarão concluídos até o dia 20 deste mês, quando toda a documentação será encaminhada ao Ministério da Saúde para ser dada a autorização que o Casu-Hospital precisa para iniciar o atendimento aos pacientes através do SUS.
 
Cumprindo com suas responsabilidades no processo, a diretoria do Casu-Hospital apresentou toda a documentação necessária, atendendo a todas as exigências da Secretaria de Estado de Saúde.
Além disso, o processo está passando por todos os trâmites legais. Neste sentido, já foi avaliado e aprovado pela Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Microrregião de Caratinga e, na quinta- feira, 10, a Comissão Regional Ampliada (Cira), reunida em Governador Valadares, aprovou as habilitações pleiteadas junto ao SUS.
 
Na sexta-feira, 18, está agendada a avaliação do credenciamento do Casu-Hospital ao SUS na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a ser realizada em Belo Horizonte, quando acontecerá a homologação do processo, última etapa de sua tramitação na esfera estadual, quando a documentação será enviada ao Ministério da Saúde.
 
Após ser emitida a autorização do Ministério da Saúde, restará somente mais um procedimento para efetivar o início dos atendimentos à população pelo Casu-Hospital: a assinatura do contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura de Caratinga e o Casu.
 
É importante ressaltar que a assinatura desse contrato não gerará nenhuma despesa à Prefeitura de Caratinga, se tratando apenas de uma formalidade legal. Todo o custo dos atendimentos e serviços realizados pelo Casu-Hospital aos pacientes do SUS serão pagos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde, cabendo à Prefeitura de Caratinga apenas a obrigação de repassar à instituição os recursos enviados pela União e pelo Estado.
 
Casu
Vale a pena salientar o fato de que o Casu-Hospital, concluídas todas as etapas para o seu credenciamento junto ao SUS, estará disponibilizando aos pacientes de Caratinga e região, uma infraestrutura moderna, com equipamentos de ponta e completa equipe técnica.
 
De acordo com sua diretoria, o Casu-Hospital Irmã Denise conta com o total de 61 leitos, tendo sido encaminhados para a habilitação ao SUS nove leitos clínicos; seis leitos cirúrgicos; quatro leitos pediátricos; dez leitos de UTI Adulto e quatro leitos de UTI Neonatal.
 
Todos os leitos disponibilizados pelo hospital foram devidamente inspecionados pelos técnicos da Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, cumprindo as normas legais.
 
Além dos leitos que foram encaminhados para a habilitação ao SUS, o Casu-Hospital conta com um Centro Cirúrgico, composto por três salas cirúrgicas, com capacidade técnica para cirurgias de alta complexidade.
 
O hospital disponibilizará, ainda, serviços de Maternidade, com suporte de UTI Neonatal, e com o total de 20 leitos de UTI Adulto, apartamentos e demais leitos de Enfermaria para atendimento aos convênios.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.