tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Paz foi o tema de projeto desenvolvido por escolas do Bairro Santa Cruz
Data publicação 08/05/2018
No dia 27 de abril, crianças e adolescentes de quatro escolas das redes municipal e estadual de ensino do Bairro Santa Cruz participaram de uma caminhada, marcando o encerramento do projeto “Todos pela paz e pela superação da violência”, desenvolvido durante todo o mês. Na oportunidade, também aconteceram apresentações culturais abordando o tema do projeto.
 
A ação foi uma iniciativa da Paróquia Senhor Bom Jesus em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga, contando com os apoios da Fundação Cidade dos Meninos (Funcime) e da Secretaria Municipal de Educação. A organização do projeto esteve a cargo da assessora de Temáticas Especiais da SRE, Giuliane Quintino. 
 
Como ela esclarece, o projeto envolveu alunos das escolas estaduais Juarez Canuto de Souza e Professor Joaquim Nunes, e as escolas municipais Barquinho Amarelo e Luiz Antônio Bastos Cortes. “O tema foi trabalhado por meio de poemas, redações, músicas e coreografias durante todo o mês nas escolas. No encerramento, eles apresentaram danças, teatros e textos, e foram premiados com medalhas e troféus”.
 
Giuliane destaca como fatores imprescindíveis para o sucesso da iniciativa a colaboração e o envolvimento dos professores, diretores e alunos. “Essa integração das escolas do Bairro Santa Cruz mostra que unidos podemos fazer a diferença e lutar em prol da superação da violência, no nosso bairro, na nossa cidade, em nosso país e no mundo”.
 
Geraldo Magela da Silva, professor de História e Geografia na Escola Professor Joaquim Nunes, destaca a relevância de se trabalhar o tema, ”Paz” com o público jovem. “Este projeto é mais do que legal. Vale a pena falar mais de paz e superação da violência. Vivemos em uma sociedade muito violenta. Está faltando mais amor. A escola está formando a sociedade e precisa falar de paz com as crianças e com os adolescentes. Hoje, infelizmente, convivemos com a violência dentro da sala de aula, em nosso ambiente escolar, e precisamos mudar isso. A juventude está muito agitada e precisamos de mais atitudes de paz”.
 
O sucesso alcançado com o projeto mostra que a iniciativa teve a aprovação dos participantes, como atesta Vitória Souza, aluna do 9º ano da Escola Juarez Canuto de Souza. “É muito importante para todos nós, desde jovens, podermos nos conscientizar de que devemos ser contra a violência. Tivemos várias aulas e atividades com o tema ‘Paz e superação da violência’, fizemos cartazes, placas, bandeiras, redação e até um artigo de opinião”.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.