tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Caratinga agora tem voos diários para Belo Horizonte
Data publicação 09/04/2018
 

Em evento realizado na manhã de terça-feira, 03, no Aeroporto das Palmeiras, em Ubaporanga, foi lançado oficialmente o Projeto de Integração Regional de Minas Gerais - Modal Aéreo (Voe Minas Gerais), iniciativa da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), cujo objetivo é promover o desenvolvimento econômico regionalizado, ligando as cidades do interior à capital do Estado. A partir de agora, Caratinga passa a contar com voos para Belo Horizonte de segunda à sexta-feira.

A solenidade de lançamento do Voe Minas contou com a presença dos representantes da Codemig, Willer Furtado e Leonardo Ratton; do então secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Leitão, dos prefeitos Welington Moreira de Oliveira, de Caratinga, Gilmar de Assis Rodrigues, e Marcos Antônio do Carmo e diversos empresários da região.

 
Como esclarece Leonardo Ratton, inicialmente, Caratinga foi inserida na sexta fase do projeto Voe Minas Gerais, com a disponibilização de três voos semanais para Belo Horizonte, realizados às segundas, quartas e sextas-feiras. Devido ao aumento expressivo da demanda, foi lançada a sétima fase do projeto, passando a oferecer voos entre Caratinga e Belo Horizonte também às terças e quintas-feiras.
 
No momento, os horários dos voos variam entre a manhã e a tarde, de acordo com o dia da semana. Às segundas, quartas e sextas-feiras, o voo sai de Caratinga às 13h10min e nas terças e quintas-feiras a partida acontece às 09h05min. Já os voos de volta saem de Belo Horizonte, nas segundas, quartas e sextas, às 10h45min e às 08h nas terças e quintas. Os voos têm duração média de 45 minutos. 
As passagens podem ser compradas pela internet, através do site do projeto, cujo endereço é www.voeminasgerais.com.br, ou no ponto de vendas, na Praça Dom Pedro II, 95 - subsolo, no centro de Caratinga. O valor da passagem é de R$ 300,00 por voo, porém, comprando passagens de ida e volta o passageiro tem um desconto e as duas saem por R$ 500,00.
 
O Voe Minas já atende 17 municípios mineiros, organizados em rotas com duas ou três cidades em busca de uma taxa de ocupação maior. Na rota de Caratinga também estão incluídas as cidades de Manhuaçu e Viçosa.
 
Segundo o diretor de serviços da Codemig, Willer Furtado, o Voe Minas é um estímulo para a aviação regional no Estado. Ele destaca que Caratinga já possui uma taxa de adesão significativa para o projeto.
 
Parcerias
Para a inclusão de Caratinga no Projeto Voe Minas, os setores público e privado se uniram em parceria, incluindo a Codemig, o Governo do Estado e a classe empresarial do município. Os irmãos e empresários Jean e Álvaro Lacerda tiveram importante participação nesta iniciativa, reunindo a classe empresarial e cooperando com a infraestrutura e logística do Aeroporto das Palmeiras, inclusive cedendo o uso do angar construído por eles em terreno anexo à pista de decolagem.
 
Conforme explica Jean Lacerda, o aeroporto é mantido pelos empresários de Caratinga, com investimentos na infraestrutura e a manutenção do local. Para ele, o Voe Minas trará muitos benefícios para a população. “Caratinga é uma cidade que tem o conceito de aviação. As pessoas querem encurtar distâncias e evitar o tráfego difícil para Belo Horizonte. Agora, temos a opção de voar diariamente com segurança e economia”.
 
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caratinga (Sindcomércio), Flávio Breder, considera que este é um marco para a história de Caratinga. “É um sinal de progresso. Estamos todos unidos por uma cidade melhor e com resultados positivos”.
 
Leonardo Satler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Caratinga (Acic), concorda e cita benefícios oferecidos pelo projeto. “O acesso mais rápido e fácil para a capital do Estado vai contribuir não só para os negócios, mas também para tratamentos de saúde e, até mesmo, para o lazer. E isso vai alavancar o desenvolvimento da região”.
 
A parceria para viabilizar o Voe Minas também teve o apoio das prefeituras de Ubaporanga e Caratinga. Em seu pronunciamento, o prefeito de Ubaporanga, Gilmar Rodrigues, usou a oportunidade para agradecer. “Nós só temos que agradecer, principalmente, ao apoio dispensado pelos diretores do Grupo DPC e, também, do Governo do Estado. Esta conquista será muito importante para toda a região”.
 
Ao fazer uso da palavra, o prefeito de Caratinga, Dr. Welington elogiou o empenho de Jean Lacerda e chamou a atenção para a necessidade de se formarem parcerias entre os setores públicos e privados na busca por melhorias para a região, deixando de lado as preferências político-partidárias. “Esta é uma visão futurista, empresarial e humana”.
 
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.