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Notícias
Rede Doctum participa de Congresso Internacional em Cuba
Data publicação 27/02/2018
Evento contribuiu para a aproximação entre universidades latino-americanas e caribenhas
Prof. Américo Galvão durante o Fórum Universidade e Desenvolvimento Sustentável
A Rede de Ensino Doctum esteve presente no XI Congresso Internacional da Educação Superior, realizado em Havana, capital de Cuba, de 12 a 16 deste mês, tendo a participação de aproximadamente 900 delegados cubanos e dois mil delegados de outros 60 países, reunidos para debater “A Universidade e a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.
Realizado a cada dois anos, na edição deste ano o congresso foi organizado pelo Ministério da Educação Superior de Cuba, em parceria com as universidades daquele país, tendo como proposta promover intercâmbios, redes e projetos que impliquem no fortalecimento entre instituições de ensino e favoreçam as melhores soluções aos problemas que afetam os países latino-americanos, a partir da vocação social das instituições. 
 
O ensino superior em Cuba foi iniciado em 1728 e, durante séculos, experimentou diversas formas de educação, havendo uma mudança profunda com o triunfo da Revolução em 1º de janeiro de 1959, quando se produziram transformações sociais, entre as quais a eliminação do analfabetismo, em 1961, e foram criadas as bases de transformação radical do setor educacional. Atualmente, Cuba conta com 50 universidades e no seu sistema estão incluídos 126 centros universitários municipais, que se articulam com as universidades, tendo como meta formar 1000 doutores anualmente.
 
O professor Américo Galvão, um dos representantes da Rede de Ensino Doctum no evento, falou sobre o XI Congresso Internacional da Educação Superior. “O evento, considerado o maior congresso universitário latino-americano e caribenho, reforçou a necessidade e o desafio das instituições de ensino em promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo, possibilitando um maior compromisso social, ambiental e institucional, como forma de combater as marcantes desigualdades sociais e pobreza, que caracterizam o Brasil e os demais países da América Latina e Caribe”.
 
Ele destacou, ainda, o alinhamento acadêmico e pedagógico da Rede Doctum com a Agenda 2030. “Ao focar sua responsabilidade social com formação de recursos humanos, em particular na preparação constante da formação docente e no aproveitamento das tecnologias da informação, para a inovação e aperfeiçoamento da educação presencial, semipresencial e à distância, contribuindo na formação de cidadãos melhores, com pensamento crítico, criativo e independente”.
 
Mostrando-se coerente com seus propósitos humanistas, a Rede Doctum esteve sintonizada com os temas debatidos, por entender que as funções de ensino, passam necessariamente por abordar de forma ampla os problemas da humanidade, de modo flexível, onde os alunos possam interagir em diferentes disciplinas de forma integrada. Assim, a instituição caracteriza a sua extensão e projetos de iniciação científica, concentrando grandes temas e não em tópicos localizados. 
 
Um dos desafios apontados no Congresso trata da integração e criação de um Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior. A Rede de Ensino Doctum se reaproximou de universidades cubanas, visando trabalhos colaborativos e de intercâmbio com instituições de ensino superior, uma vez que já havia realizado intercâmbio de alunos do Curso de Serviço Social de Caratinga com a Universidade de Matanzas.

 

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