tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Funec realizou 3ª edição do projeto “Centenários”
Data publicação 27/11/2017
 
 
 
No dia 18 deste mês, no Centro de Convenções Dário Grossi, no Campus I do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), a Fundação Educacional de Caratinga (Funec) realizou a 3ª edição do “Centenários”, projeto idealizado pela instituição, cujo objetivo é homenagear pessoas de Caratinga e demais municípios da região com 100 anos ou mais. O evento obteve um excelente público, recebendo, além dos homenageados, parentes, amigos e convidados.
 
Desta feita, a Funec homenageou 28 centenários que, já na chegada ao local do evento, eram fotografados, recebendo a foto na mesma hora, podendo desta forma levar mais uma recordação da homenagem recebida.
 
 Os participantes do evento assistiram à apresentação de um coral, à exibição de um documentário, com pronunciamentos dos centenários, a entrega de diplomas aos homenageados e a benção proferida pelo padre Humberto Boreli, que elogiou a iniciativa. “Estou maravilhado! É o terceiro ano do evento, mas é a primeira vez que participo. A Funec está realizando um sonho ao homenagear esses homens e mulheres que chegam a uma idade avançada e cheios de sabedoria e bom senso. Não poderia acontecer coisa melhor. Que Deus abençoe os responsáveis pelo evento!”.
 
Monsenhor Raul Motta de Oliveira, membro do Conselho Gestor da Funec, também falou do evento. “A sociedade atual não valoriza aos idosos, como era, por exemplo, a sociedade de Israel, no tempo da Bíblia Sagrada, os idosos eram muito valorizados. Era sabedoria para toda a família. O evento é uma forma de dar valor às pessoas que passaram a vida toda fazendo o bem e que às vezes são deixadas de lado”.
 
Elaine Pereira de Souza, bibliotecária e funcionária da Secretaria de Educação do Distrito Federal, veio de Brasília especialmente para prestigiar o evento e se disse impressionada com a festa. “Conheci professores que trabalham na UNEC e fizeram doutorado na PUC de São Paulo como eu. Foi assim que conheci a instituição e o trabalho feito por ela. Eles me falaram do projeto Centenário e vim conhecê-lo. Achei bem interessante. Um trabalho de cunho social ímpar, coisas que a gente não vê em muitas instituições privadas existentes no país”.
 
A diretora-geral do Centro de Assistência à Saúde UNEC (Casu), Daniela Fonseca Genelhu, uma das organizadoras do evento, falou do orgulho em prestar tais homenagens. “Nós, da Funec e do Casu ficamos honrados com a presença deles e por eles poderem compartilhar um pouquinho de sua história de vida. Além de terem feito e contribuído muito, também são exemplos daquilo que precisamos fazer, que é cuidar da saúde e viver com qualidade de vida para podermos estar aqui nos próximos ‘Centenários’. Eles se sentem muito honrados e merecem. Não é fácil chegar aos cem ano!”.
 
Para Dona Castorina Ferreira da Silva, de 113 anos, residente em Ubaporanga, o principal segredo para a longevidade é não perder a fé e o espírito de solidariedade.  “Precisamos ser caridosos. Assim, Deus nos abençoa. Eu sempre rezo muito e peço a Deus por todos. Esse pode ser o segredo!”.
 
Olga Mendes Bracks, aos 100 anos, mãe de quatro filhos, com seis netos e dois bisnetos, foi escolhida como oradora dos homenageados e, mesmo tendo sido professora por cerca de 30 anos, não esperava voltar a falar em público. “Para mim a emoção foi muito grande e a surpresa foi maior ainda. Jamais pensei em me apresentar novamente em público. Estou muito feliz e agradecida pela lembrança e por ter sido agraciada. Os organizadores estão de parabéns!”.
 
Os homenageados foram recepcionados pela presidente da Funec, Miriam Mangelli Ferreira, e pelo reitor do UNEC, Antônio Fonseca da Silva, que falou sobre o evento. “São pessoas que possuem um conhecimento muito grande, que passaram por muitos anos e vivenciaram várias coisas. São experiências que precisamos manter e conservar. Como a instituição tem esse caráter social, achamos por bem, através da Funec, fazer a homenagem. A cada ano, pretendemos nos aperfeiçoar”.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.