tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Eleições 2018: juiz desmente boatos que correm pela internet
Data publicação 27/11/2017
Juiz Consuelo Neto procurou tranquilizar o eleitorado da Comarca de Caratinga
O juiz Consuelo Silveira Neto, diretor do Fórum Desembargador Faria e Souza, da Comarca de Caratinga, convocou a imprensa local para uma coletiva na manhã de quinta-feira, 23, com o objetivo de desmentir boatos que têm sido disseminados pela internet, através das redes sociais, com respeito ao recadastramento biométrico dos títulos eleitorais.
Têm circulado pelos aplicativos de mensagens, entre os quais o WhatsApp, notícias falsas dando conta de que o recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores e o prazo para que isso aconteça terminaria no dia 07 de dezembro. Ainda segundo a onda de boatos, quem não se cadastrasse até essa data precisaria pagar multa no valor de R$150,00 para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.
 
Porém, como esclarecido pelo magistrado, a informação é mentirosa, pois, em Minas Gerais, a obrigatoriedade do recadastramento biométrico dos eleitores só é obrigatório nos municípios de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia. Além disso, o prazo para o recadastramento para os eleitores das quatro cidades vai até 09 de fevereiro de 2018. Nos  demais municípios do Estado onde a biometria já foi adotada o recadastramento ainda não é obrigatório.
 
Os boatos têm levado muitos eleitores, inclusive residentes na zona rural e em outros municípios, a procurarem os cartórios eleitorais, com medo de serem impedidos de votar nas eleições e serem multados, o que não procede.
 
Como esclarece o juiz Consuelo Neto, o cadastro biométrico pode ser feito em Caratinga, mas quem já é eleitor não é obrigado a fazê-lo para as eleições do próximo ano. O eleitor que fizer transferência do título ou quem for tirar o título pela primeira vez passará pela biometria.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.