tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
População de Piedade é contra a obra de transposição
Data publicação 06/11/2017
Prefeito Edinilson Lopes é contra obras de transposição
Bastou o gerente do distrito da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) de Caratinga, José Augusto Neves, anunciar o início das obras de implantação do sistema de transposição das águas do Rio Preto para a unidade de captação do Córrego do Lage para que, na manhã de segunda-feira, 30, os moradores de Piedade de Caratinga promovessem uma manifestação contra a realização do projeto, paralisando o tráfego de veículos pela BR-474, estrada que liga Caratinga a Ipanema, por uma hora. Tudo leva a crer que a realização ou não das obras será definida nos tribunais.
 
Crise e projeto
Embora explore o serviço de abastecimento de água da cidade de Caratinga desde o início de 1974, nesses mais de 43 anos, a Copasa nunca se preocupou em tomar as medidas necessárias para garantir a manutenção do atendimento de forma plena em caso de crises hídricas, com a construção de reservatórios.
 
O descaso da empresa permitiu a ocorrência de crise no abastecimento de água, nos verões de 2015 e 2016, quando famílias chegaram a ficar por mais de sete dias sem receber água potável em suas casas.
 
Pressionada pela população, a empresa apresentou a proposta de fazer a captação de água do Rio Preto, de onde a concessionária retira água para abastecer a cidade de Piedade de Caratinga, transportando-a para a unidade de captação do Córrego do Lage, como forma de garantir o abastecimento de Caratinga.
 
Embora a Copasa viesse anunciando as obras necessárias ao projeto desde março deste ano, somente no dia 31 de agosto ela conseguiu a outorga do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para fazer a captação e, no dia 27 de outubro o gerente da Copasa em Caratinga reuniu a imprensa local, quando anunciou os preparativos da concessionária para o início das obras.
 
Em nota emitida no final de semana, a empresa informou o começo da mobilização de pessoal e instalação do canteiro de obras para a realização do projeto de captação de água do Rio Preto, também informando sobre a realização de uma audiência pública, agendada para a sexta-feira, 10, em Piedade, para apresentar o projeto à população.
A reportagem do jornal A Semana esteve em Piedade de Caratinga na tarde de terça-feira, 31, e não notou nenhuma mobilização de pessoal ou montagem de canteiro de obras da empresa.
Mostrando sua contrariedade com a realização da transposição, na manhã da úl-tima segunda-feira, moradores de Piedade de Caratinga realizaram uma manifestação de repúdio ao projeto, na qual obstruíram o tráfego de veículos pela BR-474 por aproximadamente uma hora.
 
Prefeito é contra
Não apenas os moradores de Piedade de Caratinga mostram-se contrários à realização do projeto de captação de água do Rio Preto, como proposto pela Copasa. Já em março, quando a empresa divulgou que havia realizado o processo de licitação para a realização das obras, o prefeito Edinildon Lopes informou ao jornal A Semana ser totalmente contrário à iniciativa, declarando que não permitiria a passagem dos dutos para o transporte da água pelo território de Piedade.
 
Na última semana, apesar dele aceitar participar da audiência pública, marcada para o dia 10, Edinilson Lopes voltou a se manifestar contrário à realização do projeto, afirmando que só concordará com isso caso haja uma determinação da Justiça.
 
Edinilson Lopes rebate o argumento utilizado pela Copasa, pelo qual só será feita a captação no Rio Preto em caso de escassez de água no Córrego do Lage. Segundo o prefeito, a falta de água no ponto onde a empresa faz a captação no Córrego do Lage acontecerá no mesmo momento em que o Rio Preto estará passando pela mesma situação, como se viu no início de 2015 e de 2016.
 
Caso a Copasa insista em passar com os dutos que deverão transportar a água do Rio Preto até a unidade do Córrego do Lage por Piedade, ele acionará judicialmente a concessionária.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.