tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Caratinguenses são homenageados em Teófilo Otoni
Data publicação 02/09/2017

Em solenidade promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri e a Academia de Letras de Teófilo Otoni, ocorrida em 26 de outubro, na sede Câmara Municipal de Teófilo Otoni, os professores Miriam Mangelli Ferreira, presidente da Fundação Educacional de Caratinga (Funec), Antônio Fonseca da Silva, reitor do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) e Oscar Alexandre Teixeira Moreira. Coordenador do curso de Direito da Rede de Ensino Doctum, foram agraciados com a medalha e o diploma “Fábio Antônio da Silva Pereira”. Miriam Mangelli, que não pode comparecer, foi representada por Lígia dos Reis Matos.

Fábio Antônio da Silva Pereira foi um dos pioneiros do ensino superior no Vale do Mucuri e a medalha e o diploma que levam seu nome foram entregues a 30 personalidades de destaque nos meios cultural e educacional do Vale do Mucuri e de outras localidades.

Presente ao evento, Mauro da Silva Pereira, filho de Fábio Antônio, acredita que a lembrança eternizou a obra de seu pai. “A emoção é muito grande. Todos estão reconhecendo o patrimônio cultural que ele representou para Teófilo Otoni. Foi uma imensa satisfação. Primeiro em estar aqui. Depois, receber a homenagem, que tocou meu coração. A cerimônia foi memorável e extremamente gratificante”.

Antônio Fonseca discursou em nome dos homenageados e manifestou sua satisfação com a lembrança de seu nome. “Essa medalha é uma grande honraria. A recebo com grande carinho e entendo que é uma das mais importantes que já recebi. Daquelas que marcam a vida da gente. Demonstram, pela organização, que os idealizadores preservam a cultura. Gostaria de externar, de coração, o nosso agradecimento em nome da Funec e da Dona Miriam Mangelli, presidente da Fundação”.

O jornalista Humberto Luiz Salustiano Costa, natural de Teófilo Otoni, não conseguiu esconder sua felicidade por ver caratinguenses sendo homenageados em sua terra natal. “De modo particular, em especial nesta noite memorável, eu experimento uma grande alegria em ver meus amigos, gente da minha especial estima e admiração, figuras exponenciais da cultura e da inteligência de Caratinga, cidade que me acolheu com tanto carinho, e prestigia o meu trabalho ao longo de 49 anos, sendo homenageadas com inteira justiça na cidade que me viu nascer”.

A presidente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, Elisa Augusta de Andrade Faria, considera Caratinga uma cidade irmã e manifestou seu contentamento em ser anfitriã e poder prestar homenagens aos caratinguenses. “Caratinga é a nossa cidade irmã. Sempre contamos com ela. Em quase todos os nossos eventos a cidade está representada. Temos um carinho muito especial e damos um enorme valor a vocês. As poucas vezes que não vem ninguém de Caratinga aqui, a gente sente muita falta”.

Iris Soriano Nunes Níglio, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, uma das idealizadoras do evento, deu ênfase à união e ao congraçamento do Instituto e das Academias de Letras de Caratinga e Teófilo Otoni. “São trocas de ideias, encontros e valores. Um momento único. Algo muito importante, tanto para uma cidade, quanto para a outra.”. 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.