tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Vinda da Epamig para Caratinga está muito próxima
Data publicação 24/07/2017
Pedro Leitão se empenha para trazer Unidade da Epamig para Caratinga
Está muito perto de acontecer a concretização da instalação de uma unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Caratinga, como é intenção do Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Leitão. Até o final do mês, acompanhado pelo presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, ele estará na cidade, quando se reunirá com a diretoria da Funec, o prefeito Welington Moreira, o Dr. Welington e Carlos Roberto Carraro, quando a proposta será sacramentada.
 
Caso Pedro Leitão venha a se candidatar a deputado estadual nas eleições do próximo ano, ele deverá deixar o cargo em abril do próximo ano. Como filho de Caratinga, ele não quer se afastar da Secretaria sem conseguir trazer benefícios para o município e região, sendo a vinda de uma unidade da Epamig, sua principal proposta. “A agropecuária é a principal vocação do Leste Mineiro e a instalação de uma unidade da Epamig em Caratinga será fundamental para alavancar o desenvolvimento do setor em toda a região. A oportunidade para isso acontecer é agora, com a minha presença à frente da Secretaria de Agricultura e com o apoio que tenho do deputado Adalclever Lopes, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e a demonstração de prestígio que recebo do governador Fernando Pimentel”.
 
Na semana passada, ao ser recebido em audiência pelo professor Antônio Fonseca da silva, reitor do Centro universitário de Caratinga (UNEC) e diretor- executivo da fundação Educacional de Caratinga (Funec), Carlos Carraro apresentou a ele, a intenção de Pedro Leitão quanto à implantação da unidade da Epamig no município, cujo principal entrave seria a falta de um espaço adequado para isso, situação que possibilita que a unidade seja instalada em outro município, uma vez que Manhuaçu, Carangola e Muriaé já manifestaram interesse em receber o órgão.
 
Diante disso, Antônio Fonseca manifestou interesse em disponibilizar uma área de dois hectares. necessária para a instalação da Epamig, na antiga fazenda experimental do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), propriedade cedida em comodato ao UNEC.
 
Está sendo agendada para os próximos dias a vinda de Pedro Leitão a Caratinga, acompanhado do presidente da Epamig, Rui Verneque, quando acontecerá uma reunião para selar o acordo, da qual participarão, além de Antônio Fonseca e demais membros da diretoria da Funec, o prefeito Dr. Welington e Carlos Carraro.
 
Epamig
Desde 1974, a Epamig tem a atribuição de administrar e coordenar a pesquisa agropecuária no Estado de Minas Gerais, se constituindo no principal órgão de pesquisa agropecuária de Minas Gerais, com a função de apresentar soluções pa-ra o setor, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades.
 
A partir de 1976 a Epamig está integrada ao Sistema Estadual de Pesquisa Agro-pecuária (Sepa), juntamente com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) - antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal).
 
A vinda de uma unidade da Epamig para Caratinga representará um enorme banefício para a cafeicultura, a horticultura, fruticultura e para diversos segmentos da pecuária, tais como bovinocultura, equinocultura, piscicultura, entre outros.
 
Outros benefícios
Em conversa com Carlos Carraro, Pedro Leitão informou sua intenção de, durante a reunião em Caratinga, além da instalação da unidade da Epamig, apresentar outras propostas de benefícios para Caratinga e região. “Existem outras iniciativas do Governo do Estado que poderão ser implantadas na região de Caratinga, não somente através da Secretaria de Agricultura, mas de outras secretarias. É nossa intenção também discutirmos sobre essas possibilidades durante a reunião em Caratinga”.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.