tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Matheus Leitão lança livro em Caratinga
Data publicação 23/05/2017

Na sexta-feira, 26, às 19 horas, no Casarão das Artes, em Caratinga, acontecerá a cerimônia de lançamento do livro “Em nome dos pais”, do jornalista Matheus Leitão Netto, filho dos também jornalistas Miriam Leitão e Marcelo Netto, no qual ele faz uma viagem ao passado de seus pais e aos anos mais pesados da ditadura militar no Brasil.

Como esclarecido por Matheus Leitão, desde pequeno, ele ouvia as expressões “perseguição”, “prisão” e “porão” sendo sussurradas por seus pais. Bem mais tarde, surgiu a assustadora palavra “tortura”.

Movido pelo desejo de compreender o passado vivido por seus pais, ele passou a recolher retalhos de uma história dolorosa, iniciada em 1972, no Espírito Santo, quando os pais militavam no PCdoB. Os dois acabaram sendo delatados por um companheiro, sendo presos e torturados. Na ocasião, Míriam Leitão estava grávida de Vladimir, o primeiro filho do casal.

Seguindo a carreira dos pais, Matheus se especializou em jornalismo investigativo pela Berkeley Journalismo, na Califórnia, Estados Unidos e dedicou-se a reportagens sobre direitos humanos e ditadura.

“Em nome dos pais” é resultado de suas incansáveis investigações, que começam pela busca do delator e seguem com a localização dos agentes que teriam participado das sessões de tortura de seus pais. A obra reconstitui com rigor eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas. Uma história sobre pais e filhos, sobre reconciliação e responsabilidade, sobre encontros impossíveis.

 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.