tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Acadêmicos do Espírito Santo visitam Farmácia Solidária do Casu
Data publicação 16/05/2017
Com o objetivo de conhecer o projeto Farmácia Solidária, desenvolvido pelo Centro de Assistência à Saúde UNEC (Casu), e implantá-lo na cidade capixaba de Colatina, três alunos e dois professores do curso de Farmácia do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) estiveram em Caratinga na quarta-feira, 10.
 
Durante a estada na cidade, o grupo visitou as dependências do Casu, observando na prática o processo de recolhimento e doação dos medicamentos e, assim, poder desenvolver projeto semelhante em Colatina.
 
Segundo Josias Papa, estudante do nono período de Farmácia do Unesc, o contato com a Farmácia Solidária do Casu se deu a partir de um artigo científico do aluno Jeferson Marques, do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), publicado em setembro do ano passado, no qual o acadêmico divulgou os mais de 20 mil medicamentos que o projeto havia repassado à comunidade, apenas nos três primeiros meses de funcionamento do projeto. “Eu estava elaborando uma pesquisa para um projeto de extensão quando me deparei com o artigo do Jeferson. Tentei localizá-lo para trocar ideias e surgiu a oportunidade de virmos a Caratinga para conhecer a Farmácia Solidária pessoalmente”.
 
De acordo com Josias Papa, o encontro rendeu muitas ideias que, em breve, serão adaptadas à realidade de Colatina. “Procuramos justamente levar o conhecimento desenvolvido aqui para adaptar lá. É um excelente trabalho, que vem ajudando várias pessoas”.
 
O professor Bruno Spalenza, que acompanhou o grupo na visita, completa. “A população necessita de uma atenção farmacêutica, porque o papel do farmacêutico vem se distanciando do público, ficando restrita ao ambiente acadêmico ou do laboratório. Estamos tentando restabelecer esse contato, e ensinar aos alunos que ele é importante”.
 
A professora Gisele Vitali, idealizadora da Farmácia Solidária em Caratinga, conta que se sente muito honrada em ver a iniciativa servindo de incentivo para ações do tipo em outras instituições. “É sempre um privilégio ser uma fonte de inspira-ção para coisas boas. Essa é a nossa função como educadores. O nosso objetivo é construir pessoas melhores e bons profissionais”.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.