tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
UNEC comemorou o Dia do Profissional de Contabilidade
Data publicação 02/05/2017

Na noite de segunda-feira, 24, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) promoveu um evento no Auditório Professor Celso Simões Caldeira, no Campus I da instituição, para homenagear o Dia do Profissional de Contabilidade, comemorado no dia 25 de abril, com a presença de alunos, professores e membros da direção da escola.

Durante o evento foram realizadas duas palestras. Antônio Baião de Amorim, conselheiro efetivo e membro da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), graduado em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Gestão Financeira, Mestre em Administração e doutorando em Administração de Empresas,  ministrou a palestra “Profissão Contábil: cenário atual”.

A outra palestra da noite, sob o tema “Segredos do Desempenho Acadêmico”, foi ministrada pela Drª Edvalda Araújo Leal e pelo Dr. Gilberto José Miranda, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ela é Doutora em Administração, Mestre em Ciências Contábeis, professora adjunta e coordenadora do curso de pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU. Formado em Ciências Contábeis, Gilberto Miranda é Doutor em Controladoria e Contabilidade, Mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior e em Controladoria e Contabilidade, atualmente é editor da Revista Mineira de Contabilidade (RMC).

Durante as palestras foram transmitidas aos alunos importantes informações sobre mecanismos utilizados para aferir o desempenho acadêmico, os chamados “fatores determinantes”, e sobre a atuação no mercado profissional, como destacou Gilberto Miranda. “Os ‘fatores determinantes’ são válidos para uma avaliação, um teste específico, e para avaliações externas, como o ‘exame de suficiência’, no caso do curso de Ciências Contábeis. Através de tais variáveis conseguimos, com dados estatísticos, mapear diversas situações relacionadas ao aluno, ao professor e a própria instituição”.

Segundo Edvalda Leal, o estudo que pautou a palestra ministrada por ela e Gilberto Miranda vem sendo realizado há nove anos. “Estamos pesquisando sobre o tema há muito tempo. A ideia é, dentro das variáveis institucionais, trazer para alunos e professores informações sobre o que pode melhorar o desempenho acadêmico. O aluno estará em um ambiente de trabalho e precisa ter um bom desempenho na sua atuação como profissional”.

Para José Vítor Amaral Neto, coordenador do curso de Ciências Contábeis, as palestras atingiram plenamente seus objetivos. “Tivemos a participação de alunos dos vários períodos, os quais receberam importantes informações, possibilitando que cada um deles fique atento aos detalhes que influenciarão em sua formação”.

O Reitor do UNEC, Antônio Fonseca da Silva, se mostrou entusiasmado com a iniciativa, acreditando em seus benefícios. “Isso ajudará os alunos a repensar um pouco sobre a importância deles e da Contabilidade. Com muita honra, eu também já fiz o curso, mas era uma realidade diferente. Naquela época, éramos ‘guarda-livros’. Hoje, o profissional de Contabilidade é uma pessoa que pensa, que analisa, que orienta à empresa. Ficamos felizes em poder oferecer aos alunos um momento de meditação e busca de conhecimento”.

Homenagens
Ainda durante o evento, foram feitas homenagens aos ex-alunos do curso de Ciências Contábeis, formados em 2015 e 2016, que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), alcançando nota 04, em uma escala cuja nota máxima é 05, como foi o caso de Carla Freitas, formada em 2015. Ela destacou os fatores para obter o bom desempenho. “Foi o bom treinamento dos professores. Fomos muito bem preparados nos últimos períodos, quando estudamos, e fizemos as provas avaliativas. Isso nós ajudou e muito a ter uma boa nota no Enade. É bom para gente e para a instituição, e dá mais credibilidade para a nossa formação”.

Reginaldo Leite, também da turma de 2015, também elogiou a instituição. “Foram quatro anos de muita luta e o UNEC sempre nos apoiou, e muito! Os professores procuraram passar o máximo de conhecimento e isso influiu no resultado. Estipulamos a meta e a sala inteira se dedicou. É muito agradável saber que a instituição possui essa média. Quem sabe a gente até não faz outro curso?”.

Na ocasião, foram ainda entregues certificados aos estudantes aprovados no “exame de suficiência”, que consiste na obtenção de habilitação para desenvolver a atividade profissional após a formatura.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.