tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Projeto Centenários traz novidades em seu terceiro ano
Data publicação 20/04/2017
Suellen confirma atendimento especial disponibilizado para os “centenários”
Criado pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec) com a proposta de render homenagem a pessoas com 100 ou mais anos de idade, valorizando a longevidade e festejando a vida, o “Projeto Centenários: o segredo da longevidade”, que entra em seu terceiro ano, vem se aperfeiçoando cada vez mais e oferece atenção especial a esse grupo específico, com tratamento de saúde multiprofissional.
 
Através de uma pesquisa criteriosa, o projeto tem identificado e localizado pessoas com idade a partir dos 100 anos, residentes em toda a região, inserindo-as no programa. Atualmente já foram catalogados 32 centenários.
 
Inicialmente, a Funec promovia um encontro, em Caratinga, onde era prestada uma homenagem aos centenários, porém, a partir do ano passado o Projeto Centenários passou a oferecer aos homenageados um atendimento especial de Saúde. No ano passado, durante o evento festivo realizado no Centro de Convenções Dário Grossi, no Campus I do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), os centenários receberam o “Cartão Desconto Casu - Edição Especial Centenários”, garantindo atendimento especial e gratuito na área de saúde na unidade do Casu, no Bairro das Graças.
 
No entendimento da Funec, a realização deste projeto é uma forma de manter viva a história dessas pessoas que viram e viveram as transformações na sociedade e, também, homenageá-las pelo que fizeram ao longo da vida em benefício da comunidade.
 
Casu
No atendimento prestado aos centenários pelo Casu, ao ser encaminhado à unidade, onde é atendido por um clínico geral, o paciente é medicados e submetido a uma série de exames para se ter a exata visão de seu quadro clínico, a partir do qual são tomadas as medidas necessárias no tratamento.
 
De acordo com Suellen Cristina Aredes Goulart, do setor de Convênios do Casu, os atendimentos a pacientes idosos naturalmente são mais criteriosos e, às vezes, mais complexos, exigindo atendimento multiprofissional.
 
Um dos diferenciais do Casu, como enfatiza Suellen, é que os atendimentos são feitos de forma mais humanizada, onde, além dos serviços médicos, o paciente é tratado com carinho e atenção especial. “É com muita alegria que recebemos esses centenários, sem custo nenhum e oferecendo atendimento de qualidade”. 
 
Quem elogiou o serviço prestado pelo Casu foi Osvaldo Martins da República, cujos pais, Torgamindo Martins, de 106 anos, e Bárbara Mello da República, de 103 anos, residentes na Rua Inácio Tomé, em Caratinga, foram atendidos nas últimas semanas. Ele elogiou a forma como foram recebidos, a qualidade do atendimento dispensado aos seus pais e a estrutura disponibilizada aos pacientes.
 
Dona Bárbara foi encaminhada ao Casu na semana passada, onde chegou com dificuldade em se alimentar, prostrada e conversando com dificuldade, sendo prontamente atendida pela médica Jeciane Nathalli Leal de Sá, clínica geral, que a medicou e solicitou os exames necessários, só a liberando para retornar a sua casa quando seu quadro estava bem satisfatório, com a paciente livre dos sintomas.
 
Colaboração
A diretoria da Funec pede a colaboração da população de Caratinga e região para o projeto, solicitando que as pessoas informem a instituição caso tenham conhecimento de alguma pessoa com 100 ou mais anos, através do telefone: (33) 3322-7900 ramal 7909, ou pelo e-mail reitoria@funec.br.
 
A partir da informação, a equipe da Funec estará procurando a pessoa para convidá-la para o “Encontro Centenários: O Segredo da Longevidade” deste ano, que acontecerá no mês de outubro, e passar a fazer parte do projeto.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.