tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
UNEC: Trote Solidário resulta em doação a entidades de Caratinga
Data publicação 10/04/2017
Gislaine Fernandes Cabral, coordenadora da APAC
Entidades receberam os materiais arrecadados pelos calouros no Trote Solidário
O Trote Solidário desenvolvido por alunos e professores do curso de Edu-cação Física do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) com os calouros deste ano beneficiou cinco entidades assistenciais do município que, em evento realizado no dia 30 de março, no Centro de Convenções Dário Grossi, no Campus I da instituição educacional, receberam os alimentos, roupas e calçados, entre outros objetos, arrecadados pelos novos alunos.  
 
Assim como aconteceu com diversas universidades do País, há três anos o curso de Educação Física do UNEC substituiu os antigos trotes, realizados a cada início de ano como forma de recepcionar os novos alunos, que incluíam atos de violência e de humilhação com os calouros, ao ponto de ocasionar graves ferimentos e até morte, pelo “Trote Solidário”, o qual consiste na prática de ações ou atividades de cunho social, com a proposta de beneficiar entidades e instituições sociais, sempre promovendo o bem.
 
Trote Solidário
Em 2014, os estudantes do 7º período de Educação Física do UNEC procuraram a coordenação do curso e apresentaram a proposta de se fazer uma coisa diferente do realizado até então para recepcionar os calouros. De acordo com a proposta, os novos alunos seriam recebidos pela faculdade com atividades recreativas, competições, e a participação de grupos na tarefa de arrecadar alimentos, roupas e calçados, a serem doados a entidades da cidade.
 
Assim, foi estabelecida uma série de atividades salutares, agradáveis, educativas e prazerosas, completamente diferente dos trotes que eram realizados, até então, resultando em melhor entrosamento entre os calouros e os alunos veteranos, em uma forma totalmente positiva.
 
Trote 2017
Na edição deste ano, o Trote Solidário conseguiu arrecadar um caminhão lotado de produtos, através de gincanas realizadas com os novos alunos, que ficaram muito felizes com o resultado, como atesta Rogério de Sousa Gomes, um dos participantes do projeto. “Encontramos pessoas carentes e é bom poder ajudar. Esse tipo de iniciativa contribui para o social. Ajudamos as pessoas, mas também temos o nosso momento de nos divertir e de nos alegrar, fazendo a interação entre a nossa turma e o pessoal que chegou.”
 
A iniciativa foi muito elogiada pelos dirigentes das cinco instituições assistenciais beneficiadas, entre os quais Wallison Gonçalves Medeiros, repre-sentante da Comunidade Leigo Monte Carmelo Casa de Amparo. “Eu agradeço a Deus, em nome da Casa de Amparo, e em nome da Comunidade Monte Carmelo, por existir pessoas que pensam nos mais necessitados. Deixam seus afazeres e se dedicam a atender os mais carentes”.
 
Segundo Gislaine Fernandes Cabral, coordenadora da entidade Amigos dos Meninos Assistidos de Caratinga (Amac), a doação foi muito importante para a entidade que dirige. “A doação chegou em um momento especial para nós. Foi muito importante! Toda doação é muito bem vinda. Estamos muito felizes!”.
 
Conforme afirma o professor José Antônio Martins Júnior, coordenador do curso de Educação Física do UNEC, a realização do Trote Solidário é um sucesso total. Ele considera esse um dos papéis do curso e também da instituição. “A nossa formação é a ‘educação’! Somos profissionais de Educação Física. Precisamos trabalhar de forma educativa. Quase um caminhão de alimentos e materiais foram recolhidos e foram entregues a quem necessita de doação, carinho e amor. A única forma de mudar o Brasil é atra-vés da educação e é nisto que acreditamos: no papel da educação na sociedade”. 
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.