tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Mundo Mágico do Maluquinho não será apenas um sonho
Data publicação 27/03/2017
Dr. Welington se comprometeu com Ziraldo de também sonhar o sonho de criação do Mundo Mágico do Menino Maluquinho e se empenhar para torná-lo realidade
A proposta imaginada pelo diretor do jornal A Semana, Carlos Roberto Carraro, da criação do Mundo Mágico do Menino Maluquinho, parque temático em torno da vida e obra do escritor, jornalista, cartunista, chargista e desenhista caratinguense Ziraldo Alves Pinto, ao que parece, vai deixar de ser apenas um sonho e se tornar uma realidade. Esta é a expectativa criada a partir do encontro ocorrido na terça-feira, 21, entre Ziraldo, o prefeito de Caratinga, Welington Moreira de Oliveira, o Dr. Welington e Carlos Carraro, no Rio de Janeiro.
 
Por iniciativa de Carraro, ele e Dr. Welington, que se fez acompanhado do secretário de Fazenda, Pedro Lomar, estiveram na cidade do Rio de Janeiro para um encontro com Ziraldo, para discutir o projeto da criação do Mundo Mágico do Menino Maluquinho e definir os próximos passos para a concretização desta proposta nascida há mais de 10 anos, ainda no governo do ex-prefeito Ernani Campos Porto.
 
Embora os ex-prefeitos Ernani, João Bosco Pessine e Marco Antônio Junqueira, durante seus mandatos, tenham declarado disposição para a execução do projeto de criação do Mundo Mágico do Menino Maluquinho, o interesse não foi além da intenção e nada foi feito de concreto para sua realização.
 
Desta feita, porém, Dr. Welington ficou muito impressionado com a extensão da proposta idealizada por Carlos Carraro, confirmando que pretende tomar todas as iniciativas possíveis para o projeto ser levado a êxito.
 
O encontro
Antes mesmo de assumir o governo, Dr. Welington fez um convite a Carlos Carraro para que ele assumisse a Secretaria de Cultura e Turismo em sua administração. Na oportunidade, Carraro agradeceu pelo convite, mas o recusou devido aos seus compromissos pessoais. No entanto, fez a promessa de dar a sua contribuição para o prefeito, na elaboração de projetos e propostas voltadas ao Turismo e na realização de eventos promovidos pela Prefeitura de Caratinga.
 
Assim sendo, ele levou Dr. Welington até o Rio de Janeiro para o encontro com Ziraldo, que os recebeu com um almoço em sua residência, na Lagoa, onde debateram a proposta de criação do parque temático.
 
Na oportunidade, Carlos Carraro apresentou a Dr. Welington sua proposta, discorrendo sobre seus detalhes e os benefícios que a iniciativa trará para a economia de Caratinga, através do desenvolvimento do turismo, tendo como principal fomentador a visitação ao Mundo Mágico do Menino Maluquinho, além dos benefícios para os setores de Educação e Cultura.
 
Aos 85 anos de idade, Ziraldo confessou a Dr. Welington o quanto este projeto lhe é importante. “A realização deste projeto é o grande sonho da minha vida! Eu quero ver, antes de partir, este projeto sendo executado ou, mesmo, concluído! Este é um sonho meu e do meu amigo Carraro, que me ajuda a sonhar com o Mundo Mágico do Menino Maluquinho!”.
 
No encontro, Dr. Welington se comprometeu, com Ziraldo, em se empenhar pela construção do parque temático. “A partir de hoje, este sonho não será sonhado apenas por vocês dois! Eu também estarei sonhando e farei todo o possível para torná-lo realidade!”.
 
Iniciativas
Cumprindo o prometido, Dr. Welington já começa a dar os primeiros passos para tirar o projeto do papel. Os técnicos da Prefeitura de Caratinga, inicialmente, estarão realizando o estudo topográfico da área previamente escolhida para a instalação do Mundo Mágico do Menino Maluquinho. O segundo passo, será a convocação dos representantes do setor de Educação do município, agentes culturais, entidades representativas do setor empresarial, clubes de serviço, lojas maçônicas e interessados, para um fórum de debate, quando o projeto inicial será analisado, existindo a possibilidade dele ser ampliado e melhorado.
 
Carraro vê com bons olhos a proposta da realização desse fórum de debate. “Neste encontro, é preciso estarmos abertos às sugestões e propostas de modificações no projeto inicial, mantendo-se sua espinha dorsal. É importante discutirmos a ideia em um grupo maior, para podermos montar um projeto bem detalhado e o mais perfeito possível. Após isso, será possível formatar o projeto definitivo, para sairmos em busca de recursos para sua elaboração”.
 
Além dessas iniciativas, também está sendo feita uma mobilização na esfera política em defesa da criação do Mundo Mágico do Menino Maluquinho. O primeiro suplente do senador Antonio Anastasia, o ex-deputado Alexandre Silveira, já fez um pré-agendamento de audiência de uma comitiva de Caratinga, ao ministro da Cultura, Roberto Freire, para o mês de maio, quando será apresentado a ele o projeto. Para compor esta comitiva, além do prefeito Dr. Welington e Carlos Carraro, serão convidados representantes dos dois centros universitários, da Superintendência de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação.
 
Segundo Alexandre Silveira, o próprio senador Antonio Anastasia  se comprometeu a defender o projeto e buscar recursos para sua execução junto ao Governo Federal, notadamente nos ministérios da Educação, da Cultura, do Turismo e do Meio Ambiente.
 
Dr. Welington faz questão de ressaltar que a mobilização para a concretização do projeto não tem qualquer conotação político-partidária. “Este projeto não é de um grupo político, mas de Caratinga. Portanto, todo político que sentir o desejo de unir forças para a construção do Mundo Mágico do Menino Maluquinho, desde já, está convidado a dele participar”.
 
Recursos
Como acredita Carlos Carraro, com o projeto da criação e construção do Mundo Mágico do Menino Maluquinho devidamente formatado, o próximo passo será a busca de recursos para a sua execução. “Ziraldo é uma personalidade respeitada nacionalmente e internacionalmente e não tenho dúvidas de que será possível conseguir recursos junto aos ministérios e, também, junto à iniciativa privada, através da Lei Rouanet de incentivo a cultura”.
 
Dr. Welington se mostra muito confiante com o sucesso da empreitada. “A ideia original é excelente! O nome ‘Ziraldo’ abre as portas e, com um projeto bem elaborado, contando com o efetivo apoio dos políticos que têm base em Caratinga e região, certamente, conseguiremos levar esta proposta à sua realização. Recursos para isso, com certeza, o Governo Federal tem, basta apresentarmos um projeto sério, viável, contando com apoio da nossa população, das nossas instituições e, principalmente, de nossos políticos”.
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.