tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Curso de produção de cerveja artesanal começa nesta sexta
Data publicação 20/03/2017
A partir deste mês de março, o Centro Universitário de Caratinga (UNEC), estará trazendo três professores de renome para o “Mundo da Cerveja Artesanal”. Este é o primeiro curso de produção de cerveja da Microrregião de Caratinga, com propósito ainda de atender aos interessados de todo o Leste de Minas Gerais, incluindo Vale do Aço, Governador Valadares e Manhuaçu. Os encontros serão mensais e aos finais de semana, e o início das aulas é nesta próxima sexta-feira,24.
 
“Estamos sendo procurados desde o ano passado, que nos mostra o quanto nossas expectativas estão sendo correspondidas. De fato, o mercado cervejeiro tem crescido bastante em todo o Brasil, deixou de ser uma atividade para amadores e agora envolve profissionais de diversas áreas, desde químicos e nutricionistas até economistas e administradores”, argumenta José Carlos Moreira, coordenador do Centro de Assessoria Empresarial do UNEC, responsável pela realização.
 
A Fundação Educacional de Caratinga tem sua história registrada com educação em diversos níveis, desde o antigo Magistério, passando pelo Ensino Infantil, Fundamental e Médio, até a formação profissional. Seu curso com maior corpo discente é o de Medicina, que recebe alunos dos mais diversos estados brasileiros e atribuiu a Caratinga o caráter de cidade universitária. Nos últimos anos, a instituição tem variado ainda mais nos seus serviços e oferece, agora, um curso profissionalizante em plena expansão de mercado.
 
O curso acontecerá em um fim de semana por mês, totalizando cinco módulos. Serão três professores de duas grandes cervejarias de Minas Gerais: Dos Reis e Cervejaria Doscaras. Um deles é Rafael Reis, mestre cervejeiro desde as origens da chamada “cultura cervejeira”. “Há cerca de uma década, o brasileiro conhecia muito pouco sobre cerveja, era apenas bebedor da bebida ‘estupidamente gelada’. A mudança começou com a chegada de cervejas importadas e, assim, surgiram as primeiras micro cervejarias. Com isso, o brasileiro passou a procurar mais informações sobre história e estilos de cerveja. Acredito que agora estamos na etapa da ‘educação cervejeira’, com a expansão de cursos profissionalizantes”, explica.
 
Rafael acredita que o público consumidor tem se tornado cada vez mais exigente e, por isso, os fabricantes devem se adequar e se informar cada vez mais para uma produção de qualidade e bem articulada no mercado. “Entrei no mundo cervejeiro em 2006, vi a chegada de cervejas importadas, comprando bebidas que nem imaginava que existiam. Acabei me tornando um produtor caseiro. E, com a chegada de cursos profissionalizantes em Belo Horizonte - MG, tornei-me sommelier de cerveja, especializei-me em tecnologia cervejeira e em gestão sensorial, minha principal área de atuação. Sou professor há mais de 10 anos, juntei a paixão pela cerveja com a paixão por lecionar”, conta.
 
Com a grande procura e inscrições, o curso “Mundo da Cerveja Artesanal” oferece as últimas vagas e os interessados podem imediatamente se inscrever. Basta entrar em contato pelos telefones e e-mail abaixo. Os participantes poderão conhecer a história de cada estilo de cerveja, vão ter contato direto com sabores através de degustação e harmonização com a culinária, e ainda terão a chance de aprender sobre produção caseira e industrial, equipamentos e processos de fabricação. As vagas são limitadas. Não perca tempo! 
 

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.