tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Notícias
Na falta de ações da Copasa, chuvas livraram Caratinga do racionamento
Data publicação 13/03/2017
Graças às condições climáticas favoráveis registra das no atual período chuvoso, a população de Caratinga conseguiu se livrar dos transtornos decorrentes do racionamento do abastecimento de água, conforme aconteceu nos anos anteriores, quando a região conviveu com longo período de estiagem e o volume de chuvas ficou abaixo da metade da média histórica.
 
Para felicidade da população de Caratinga, no final do ano passado e nos primeiros meses deste ano a região conviveu com chuvas próximas das médias históricas, o que contribuiu para evitar que o volume das águas do Córrego do Lage, onde está instalada a unidade de captação de água da Copasa, atingisse níveis críticos, a exemplo do ocorrido nos dois últimos anos, especialmente no ano passado, quando ocorreu o racionamento de água através do sistema de rodízio, com os bairros da cidade chegando a passar por até 72 horas sem o abastecimento.
 
É importante destacar que se dependesse de ações da Copasa, empresa responsável por abastecer os domicílios de Caratinga de água, mais uma vez a cidade teria enfrentado o racionamento, pois a concessionária não adotou nenhuma medida para garantir o abastecimento de água na cidade.
 
No ano passado, antes das eleições, a empresa chegou a divulgar, através da imprensa local, que estaria iniciando, em caráter emergencial, as obras de instalação de tubos para captação de água no Rio Preto, transpondo-as até sua unidade no Córrego do Lage, em uma distância aproximada de sete quilômetros de extensão. No entanto, agindo da forma como sempre trata os acordos feitos com a população de Caratinga, a Copasa não tomou qualquer iniciativa para cumprir o prometido e, até hoje, não foi instalado sequer um metro de duto entre o Rio Preto e o Córrego do Lage.
 
Há quinze dias, o jornal A Semana encaminhou um e-mail à assessoria de Imprensa da Copasa, solicitando informações sobre o andamento das obras de transposição das águas do Rio Preto para a unidade no Córrego do Lage. Na semana seguinte, a assessoria enviou a resposta ao questionamento, também através de e-mail, com o seguinte teor: “A Copasa informa que está tramitando o processo licitatório das obras que visam à captação complementar no Rio Preto, que irá garantir o abastecimento de Caratinga, sempre que houver uma redução drástica do volume de água do Córrego do Lage, onde se faz, atualmente, a captação para abastecer o município. Tão logo seja concluído este processo, a Companhia publicitará tal informação”.
 
A resposta da assessoria confirma o total descaso da empresa e sua falta de compromisso com aquilo que apresenta de proposta para a população de Caratinga. Mais de cinco meses após a empresa anunciar a adoção de “medidas emergenciais” para garantir a normalidade no abastecimento de água à sede do município, embora a empresa afirme que está em fase de tramitação um processo de licitação para se definir que empresa realizará as obras, não se tem conhecimento da publicação do edital que orientará este processo, que é o primeiro passo para a abertura de uma licitação. Mais uma vez, a empresa zomba do prefeito, dos vereadores, assim como de toda a população de Caratinga.
 
A esperança de que algo seja feito é o compromisso firmado pelo prefeito Welington Moreira de Oliveira, o Dr. Welington, durante o período de campanha eleitoral, quando declarou, em entrevista concedida ao jornal A Semana após sua vitória nas urnas, que mesmo antes de ser empossado já vinha mantendo contatos com a diretoria da Copasa para dar uma solução definitiva nos problemas de abastecimento de água na cidade.
 
Na oportunidade, Dr. Welington levantou a possibilidade de, além da transposição das águas do Rio Preto, acontecer a construção de alguns reservatórios, afirmando já ter discutido o assunto com os proprietários de áreas onde será possível construir tais reservatórios.

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2017 - Todos os direitos reservados.