tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
13 de Fevereiro
Data publicação 13/02/2019
Erramos
Em nossa edição passada, aqui nesta coluna, nós erramos ao afirmar que a vereadora Patrícia Mônica da Silva, que presidiu a Câmara Municipal de Piedade de Caratinga em 2017, havia sido “condenada” pela Justiça, em ação ajuizada pelo Ministério Público, à perda dos direitos políticos e pagamento de multa. Na verdade, a ação por improbidade administrativa, na qual ela é ré, juntamente com o vereador Geraldo Silva de Freitas, ainda tramita na 2ª Vara Cível da Comarca de Caratinga. Na página 05 desta edição, o jornal A Semana publica matéria na qual apresenta todos os detalhes da referida ação judicial.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Indicação
Fiquei sabendo, de fonte fidedigna, que um empreiteiro de nossa região foi quem indicou o novo pregoeiro da prefeitura de uma cidade vizinha a Caratinga. Se isso realmente aconteceu, todas as licitações realizadas na tal prefeitura para a realização de obras ficam sob suspeita de montagem de esquema. Pode isso, Arnaldo?
 
Mauro
Ao se encontrar com o diretor de A Semana, Carlos Carraro, em BH, o deputado Mauro Lopes reclamou de o jornal não ter dado o destaque merecido à construção das 400 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, a serem construídas em nossa cidade. Ele disse, ainda, não se importar mais com elogios ou críticas ao seu trabalho em favor de Caratinga, pois não pretende mais se candidatar a qualquer cargo eletivo. Mesmo assim, ele reafirmou que continuará agindo em favor do município, principalmente pelo Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
 
Eventos
Para suprir a perda de arrecadação, com o fechamento de lojas e a transferência de empresas para outros estados, como é o caso da DPC Distribuidora, a Prefeitura de Caratinga poderia investir na exploração do Turismo de Eventos, passando a promover o carnaval de blocos, Festa de São João, Exposição Agropecuária, eventos religiosos e eventos ligados aos esportes que, além de renda, acabam gerando postos de emprego.
 
Eventos II
Há vários anos, nós temos proposto aos prefeitos de Caratinga, inclusive ao atual, a elaboração de projeto voltado à exploração do Turismo, em nosso município, tendo como segmento mais fácil de implantar, exatamente, o Turismo de Eventos. Só não consigo entender o motivo de não terem aceitado a nossa sugestão. Com isso, ao invés de atraírem recursos de outros municípios e regiões, com a vinda de seus turistas para cá, os caratinguenses acabem levando seu dinheiro para outras cidades e estados.
 
Adalclever em 2020?
Recém-nomeado pelo prefeito de BH, Alexandre Kalil, o ex-presidente da ALMG, Adalclever Lopes, manterá contato constante com figuras importantes da política mineira. Embora ele não tenha manifestado desejo de voltar às disputas eleitorais, não se pode negar que o cargo de consultor para assuntos institucionais da Prefeitura de BH poderá credenciá-lo a disputar as eleições de 2022 na condição de candidato a deputado estadual ou federal.
 
Placas
Na edição anterior, alertamos ao pessoal do Dnit quanto a uma placa informativa afixada à margem da BR 116, logo após a famosa curva de Sacramento, indicando de forma errada que Caratinga estava a 93 quilômetros daquele local. Leitor assíduo do jornal A Semana, o chefe do escritório regional do Dnit, Robson Santana providenciou a imediata retirada da placa e a confecção de uma nova, a ser afixada no mesmo local nos próximos dias, com a distância correta: 43 quilômetros. Parabéns ao diretor do Dnit pela rapidez em providenciar a correção do erro.
 
 
 
 
 
 
 
Casas Populares
O Governo Federal determinou na última semana, a suspensão de todos os contratos referentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida, assinados entre os dias 28 e 31 de dezembro do ano passado, no apagar das luzes do Governo Michel Temer, sem dotação orçamentária para tanto. Felizmente, como informou o secretário de Fazenda da Prefeitura de Caratinga, Pedro Lomar, a decisão não afeta a construção das 400 casas populares em nossa cidade, cujo contrato foi assinado em novembro de 2018 e está vigente. Como ele ressalta, os engenheiros da Caixa Econômica Federal já fizeram a medição do serviço.
 
Carnaval
Com a crise financeira pela qual passam os municípios mineiros, após o desastroso Governo Fernando Pimentel, na nossa região, além da Prefeitura de Ubaporanga, não se ouve falar em festa de Carnaval. Pelo visto, quem não quiser ir a Ubaporanga e ainda tiver uma graninha no banco ou um cartão de crédito disponível, deverá optar em viajar para o litoral ou para as cidades onde a comemoração da Festa de Momo é bem animada, como BH e Ouro preto.
 
TV Doctum
Segundo o professor Pedro Leitão, vice-presidente da Rede de Ensino Doctum, a emissora de TV da instituição, que está completando 10 anos de atividade, está atravessando um processo de reestruturação, tanto na parte técnica como em sua programação. As novidades, de acordo com Pedro Leitão, serão conhecidas pelo público em breve. Aguardem!
 
Falando em Pedro Leitão...
Em conversa com Carlos Carraro, ao ser questionado se poderá ser candidato a prefeito de Caratinga nas eleições de 2020, ele disse que, no momento, tal possibilidade não passa por sua cabeça, pois está engajado no amplo projeto de expansão da Rede Doctum. Porém, ele não descartou definitivamente tal possibilidade. Vamos ter que esperar por qualquer definição somente ao final do primeiro semestre do próximo ano.
 
 
 
Governo Zema
Este Zé já esperava que, pela situação na qual herdou o Estado e a falta de traquejo na lida com a administração pública, o governador Romeu Zema iria dar algumas cabeçadas no início de sua gestão. Porém, ele está abusando do direito de errar. Ao parcelar o 13º dos servidores em 11 parcelas ele mostra que ainda não está preparado para administrar Minas Gerais. Vamos torcer para que Zema aprenda a ser governador o mais rápido possível.
 
Apostas
Em BH, alguns políticos mineiros mais experientes já estão apostando que a falta de traquejo de Romeu Zema poderá levá-lo a renunciar ao mandato, pois ele não está acostumado a enfrentar crises cuja solução dependa de aprovação de outras pessoas, no caso a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O pior de tudo, segundo eles, é que se Zema for mal à frente do Governo de Minas, isso acabará refletindo em seus negócios pessoais.
 
Devolução
Muito se falou que a gestão do vereador Valter Cardoso de Paiva, o Valtinho, à frente da Câmara Municipal de Caratinga, iria devolver cerca de R$ 2 milhões ao prefeito Dr. Welington. A bem da verdade, o Valtinho nunca disse tal coisa!... Alguns vereadores chegaram a divulgar, através das redes sociais, que esse recurso deveria ser destinado ao Hospital. De onde tais vereadores tiraram esse valor?... A devolução, segundo consta, foi de R$ 600 mil.


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2019 - Todos os direitos reservados.