tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
21 de Agosto
Data publicação 21/08/2018
Majoritário
Gerou muita discussão a matéria publicada em nossa última edição questionando qual o candidato a deputado federal será o mais votado em Caratinga nas eleições deste ano. Segundo alguns entendidos, o deputado Mauro Lopes, que foi o majoritário na cidade nas últimas cinco eleições, desta vez, tem seu reinado ameaçado pelo estreante Pedro Leitão.
 
Majoritário II
O debate sobre a disputa entre Mauro Lopes e Pedro Leitão aumenta de volume quando a discussão passa pela comparação entre o velho modelo de fazer política de Mauro e a proposta de renovação que a candidatura de Pedro representa. Tudo se encaminha para termos uma disputa muito acirrada pela conquista dos votos dos eleitores de Caratinga, entre um político experiente e um novo nome na política.
 
2020
Muitos empresários de Caratinga têm se esquivado de convites e propostas para disputarem as eleições municipais de 2020 como candidatos a prefeito da cidade. Porém, existem outros empresários que se mostram interessados em disputar o pleito. Algumas pessoas têm sugerido o nome do empresário Rogério Soares como candidato a prefeito de Caratinga em 2020. Na opinião deste Zé, de fato, este é um excelente nome para a disputa!
 
Oposição
No atual momento, o prefeito Dr. Welington não enfrenta nenhuma oposição ao seu governo, seja de partidos políticos ou de vereadores. Mesmo assim, atualmente, ele não conta com a simpatia da maioria da população, quadro que pode mudar até 2020 e ele volte a cair no agrado do povo. Mas, ele deve ficar atento, pois, já existem movimentações pela cidade de prováveis candidatos à cadeira ocupada por ele.
 
Nomes
Já são comentados pelos bastidores da política local, na condição de possíveis candidatos a prefeito de Caratinga, os nomes dos ex-prefeitos Marco Antônio Junqueira e João Bosco Pessine, do vereador Rominho Costa, de Márcio Didi, assim como dos empresários Rogério Soares, Leo Canarinho e Renato da Casa do Ciclista. Além deles, certamente, outros nomes surgirão após as eleições deste ano. Vamos aguardar!
 
Tapa-buracos
Na última semana, a Prefeitura de Caratinga iniciou mais uma operação tapa-buracos em várias ruas da cidade. Infelizmente, embora necessário, o trabalho é apenas um paliativo, pois, dentro de alguns meses ele precisará ser realizado novamente. Há tempos, este Zé tem defendido a realização de um trabalho mais eficaz, com a restauração de toda a pavimentação das ruas principais da cidade. 
 
Omissão
O fato da população de Caratinga estar há quase 20 anos pagando a Taxa de Esgoto à Copasa, mesmo sem ter o serviço, se deve à omissão das autoridades locais, principalmente os ex- prefeitos, que poderiam ter rompido o contrato de concessão unilateralmente, como previsto na lei que autorizou o acordo. Isso porque as obras de implantação do sistema de tratamento de esgoto deveriam estar concluídas ao final de 2001, o que não ocorreu até hoje. Assim, a partir de 2002, os ex-prefeitos poderiam ter livrado Caratinga da injusta cobrança.
 
E o SUS-Casu?
No dia 24 deste mês estarão completando 90 dias que o processo de credenciamento do Casu- Hospital ao SUS foi homologado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. No entanto, até agora, o governo de Dr. Welington não permite que o Casu inicie o atendimento ao público de Caratinga e região, em sua maioria os menos favorecidos. Enquanto isso, as pessoas continuam sofrendo e, até mesmo, morrendo por falta de atendimento. Até quando?
 
Em alta
Caso não haja nenhuma decisão da Justiça Eleitoral que impugne a candidatura de Márcio Lacerda (PSB) ao Governo de Minas e ele venha a vencer as eleições deste ano, a região Leste de Minas, sempre desprezada pelos governos anteriores, inclusive o atual, poderá ser muito beneficiada durante seu mandato. Para quem não sabe, Márcio Lacerda é nascido em Inhapim e seu vice, o deputado Adalclever Lopes, tem em Caratinga e região seu principal reduto eleitoral.
 
 
 
 
 
 
 
Em alta II
Caso o senador Antonio Anastasia venha a ser o vitorioso na disputa pelo Governo de Minas, a nossa região também ficará privilegiada. Nesta hipótese, quando Anastasia assumir o cargo de governador, o ex- deputado Alexandre Silveira assumirá a vaga de Antonio Anastasia no Senado Federal.
 
 
 
 
 
 
Licitações
Durante este mês, a Prefeitura de Caratinga e a Câmara Municipal estão realizando os processos licitatórios para a contratação de agências de publicidade. Pelo jeito, após mais de dois anos e meio de mandato, eles compreenderam a importância da imprensa para o serviço de divulgação de seus atos, projetos, programas e campanhas.
 
Apoio
Nos bastidores da política local, as informações dão como certo o apoio do prefeito Dr. Welington à candidatura do deputado federal Mauro Lopes e da deputada estadual Rosângela Reis. Segundo os comentários, 70% dos membros do grupo de Dr. Welington estarão trabalhando por esta dobradinha. Já os 30% restantes estarão se dividindo no apoio a outros candidatos.
 
Apoio II
Como tudo indica, esses 30% de integrantes do grupo de Dr. Welington que não apoiarão Mauro Lopes e Rosângela Reis terão que se dividir na tentativa de conseguir obter votos para as candidaturas dos deputados Ademir Camilo e Mizael Varella, para a Câmara Federal, e para as candidaturas de Neilando Pimenta, Xingozinho e Celinho do Sinttrocel, para deputado estadual. Será que o grupo do prefeito tem tanto voto assim, para satisfazer a tantos candidatos? 
 
Hercílio
De acordo com o empresário Humphrey Lima, provável coordenador da candidatura de Antonio Anastasia na região de Caratinga, ficou acertado que o grupo político que segue a orientação do ex-prefeito Ernani Campos Porto não irá mais apoiar a candidatura do deputado Marcelo Aros (PHS), como foi anunciado por este Zé. Os candidatos a deputado federal e deputado estadual apoiados pelo grupo de Ernani serão o empresário Hercílio Diniz e o deputado Gustavo Valadares, respectivamente.
 
 
 
 
 
 
 
Pesquisas e Sondagens
Alguns desavisados (para não chamar de outra coisa) têm cometido o crime eleitoral de publicar, em seus perfis nas redes sociais, enquete convidando os internautas a manifestarem suas preferências entre as candidaturas de Mauro Lopes e de Pedro Leitão a deputado federal. Cuidado, pois, o promotor eleitoral Oziel Bastos Amorim, da 71ª Zona Eleitoral da Comarca de Caratinga, enviou ofício à imprensa local informando do rigor com o qual o Ministério Público estará agindo contra divulgação de pesquisas, sondagens e enquetes, inclusive pela internet, o que é proibido, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
 
 


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.