tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
15 de Março
Data publicação 15/03/2018

 

Visita

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Leitão, na quinta-feira, 08, fez uma visita de cortesia à redação do jornal A Semana. Na oportunidade, ela falou sobre os vários projetos e programas que têm sido desenvolvidos por sua pasta. Quanto à política, o secretário deixou transparecer que até o final deste mês ele estará definindo qual será a sua participação nas eleições de outubro.

 

E os candidatos?

Diferentemente do que sempre aconteceu em Caratinga nas eleições anteriores, desta feita, até agora, ainda não sabemos de algum político residente em nossa cidade que esteja articulando uma provável candidatura às eleições deste ano, seja para deputado estadual ou deputado federal. Em eleições passadas, os cargos foram disputados por Diego de Oliveira, Odiel de Souza, Aluísio Palhares, João Angola, Dr. Welington, Joel Moreira, Van Gogh, Vieirinha, entre outros.

 

Articulando

Quem está atuando à todo vapor nos bastidores políticos em Brasília, tentando viabilizar a participação do MDB Mineiro nas eleições deste ano é o deputado Adalclever Lopes, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele tem mantido contatos e esteve reunido com figuras importantes da política nacional como o presidente do Senado Eunício de Oliveira. Não se assustem se ele conseguir emplacar o nome do empresário Josué Alencar, filho de José Alencar, em uma chapa para a disputa da Presidência da República.

 

Alvará

Depois de vários anos, finalmente a Prefeitura de Caratinga concedeu o alvará para o loteamento Vila Mercantil, um grande empreendimento do empresário Carlos Augusto Carli, o Cauta. Voltado exclusivamente à instalação de empresas, o loteamento está localizado às margens da rodovia MG-329, que liga Caratinga a Bom Jesus do Galho. A iniciativa, em curto e médio prazos poderá gerar em torno de 1000 empregos diretos.

 

Alvará II

Não podemos deixar de parabenizar ao prefeito Dr. Welington por ele ter determinado a liberação do alvará para o loteamento Vila Mercantil. Afinal de contas, o pedido de alvará já tramitava na Prefeitura de Caratinga há mais de cinco anos e seus antecessores não tiveram a percepção da importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico de Caratinga e região, gerando emprego e renda.

 

Títulos

A Câmara Municipal de Caratinga, que nada apresenta de realmente importante para nosso município, vivendo de aprovação de pedidos de providência, proposições que não têm o poder de obrigar o Chefe do Executivo a realizá-las, vem promovendo um verdadeiro “Festival de Títulos”, aprovando outorga de títulos de Cidadania Honorária, Mérito Legislativo, Mérito Esportivo e menções de louvor e aplauso, a torto e a direito. Com tantos problemas no município e eles bajulando seus eleitores e cabos eleitorais.

 

Títulos II

Com toda essa distribuição de títulos, bem que algum vereador  poderia apresentar um projeto, ao qual eu daria todo apoio, propondo a doação e um título ao Atlético Mineiro, meu querido Galão da Massa”. Ah!... E de preferência um título do Campeonato Brasileiro, afinal, já estamos perto de completar meio século sem erguer a taça do Brasileirão.

 

Paladino

E não é que aquele vereador que se apresentava como intransigente defensor da moralidade teve a coragem de pedir a um fiscal para ele fazer “vistas grossas” à uma situação irregular de um de seus apadrinhados?... Felizmente, o fiscal não atendeu ao pedido e ainda lhe passou o maior sermão. Taí!... Esse fiscal merecia receber da Câmara de Caratinga uma moção de louvor e aplauso!

 

E o Salário?

Quem anda sumido das redes sociais, onde era figura bastante frequente durante o governo passado, é o vereador Diego de Oliveira. Qual será o motivo?... Será que os problemas da população de Caratinga acabaram?... Ah!... Vale lembrar que em 2016, antes das eleições municipais, ele defendia a redução dos salários dos vereadores de Caratinga para R$ 2 mil. Que tal ele voltar a defender essa importante bandeira?... Dou total apoio!

 

Nota do Zé

Até para nosso espanto, a nota que publicamos na última edição do jornal A Semana, criticando a circulação e estacionamento de veículos na Praça das Palmeiras e do seu péssimo estado de conservação, cobrando uma tomada de posição por parte do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), acabou se tornando um dos principais destaques da imprensa local e das redes sociais.

 

Estacionamento

O pároco da Catedral São João Batista, padre Moacir, está tentando convencer o Compac a permitir que seus fieis possam continuar estacionando na Praça Cesário Alvim, por ocasião das missas.  Caso não logre êxito neste pedido, este Zé dá a sugestão. Que tal conseguir, junto ao Departamento de Trânsito da Prefeitura de Caratinga, uma autorização especial para que, nos horários das missas, os veículos possam ser estacionados no lado esquerdo da Avenida Moacyr de Mattos?

 

Trânsito

Um dos setores da Prefeitura de Caratinga, no atual governo, que tem merecido e recebido elogios da população, pelo bom trabalho realizado, é o Departamento de Trânsito. Por isso mesmo, não entendemos o fato do pessoal continuar permitindo a circulação de caminhões pesados pela região central da cidade, prática proibida na maioria das cidades com o mesmo porte de Caratinga.

 

Reunião

Segundo uma fonte fidedigna, na última semana, os prefeitos Dr. Welingto (Caratinga), William Motos (Bom Jesus do Galho) e Mário (Vargem Alegre) estiveram reunidos, em almoço, na cidade de Inhapim. A fonte não me revelou o assunto discutido no encontro e isso me leva a questionar. O encontro teve o objetivo de discutir questões relativas aos seus municípios ou estabelecer a união dos três em apoio a candidatos às eleições deste ano?... Vamos aguardar!

 

Esgoto

Como todos sabem, a partir de abril, em Caratinga, a Copasa estará aplicando um aumento de 33,9% nas contas de água de água devido ao funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O Ministério Público poderia se reunir com a direção da Copasa e propor o adiamento desse aumento da tarifa por alguns anos. Afinal de contas, nos últimos 19 anos, de forma injusta, a população de Caratinga pagou parte da Taxa de Esgoto, apesar de não receber por esse serviço.

 

Capitão Dó

Por várias vezes, sugerimos às autoridades uma homenagem ao querido e saudoso Alexandre Arreguy, o Capitão Dó, dando seu nome a um trecho da BR-474, estrada que liga Caratinga à cidade de Ipanema. Porém, até hoje, nenhum político se dignou a tomar atitudes efetivas neste sentido. Assim sendo, voltamos a cobrar, não mais pedir, aos deputados federais votados em nossa região, esta merecida e justa homenagem a um homem que sempre defendeu e lutou pelas principais causas de Caratinga e municípios do entorno.

 

FPM

Por erros cometidos pelas administrações anteriores, a Prefeitura de Caratinga continua sofrendo elevados descontos nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido a multas e dívidas. Da primeira cota do FPM deste mês, no valor de R$ 1,6 milhão, não sobrou nenhum centavo para o Município.

 

Contas em dia

Novamente, eu sou obrigado a elogiar o prefeito Dr. Welington. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por ele, com descontos no FPM, crise do País e em Minas Gerais, falta de liberação de recursos e emendas orçamentárias, seu governo tem mantido a Folha de Pagamento do funcionalismo em dia e, além disso, tem pagado em dia a dívidas fiscais herdadas de seus antecessores. Com isso, hoje, a Prefeitura de Caratinga possui todas as certidões negativas e, assim, está apta a receber recursos e firmar convênios com o Governo Federal e o Governo do Estado.


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.