tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
27 de Novembro
Data publicação 27/11/2017

Cartão Postal?
Há muito tempo o Jardim das Palmeiras deixou de ser o principal cartão postal de Caratinga. Além da invasão sofrida pelo local por prostitutas, traficantes e consumidores de drogas e pela mendicância, muito tem contribuído para isso a crescente e constante degradação dos canteiros e da pavimentação da praça. A situação vai de mal a pior e, lamentavelmente, a administração municipal não tem se empenhado de forma adequada para mudar esta imagem.

Decoração
É muito bem vinda a proposta apresentada pelo governo municipal, em parceria com Acic e CDL, de decorar as praças Cesário Alvim e Getúlio Vargas para as comemorações de Natal. Pena que o projeto não tenha sido levado às demais ruas do centro da cidade. Agora, esperamos que a ideia seja bem executada e não tenhamos as coisas horrorosas que fizeram em um passado recente.

Eventos
Assim como ocorreu em outros governos, embora tenha sido aconselhado insistentemente por nosso diretor Carlos Carraro, por ocasião da festa pelos 169 anos de Caratinga, o atual governo ainda não anunciou o Calendário de Eventos para os próximos anos e, até onde sabemos, não encaminhou nenhum projeto ao Ministério do Turismo  para obter recursos para realização de grandes eventos para o próximo ano. Tudo leva a crer que para realizar a Festa da Cidade, Boteco É Coisa Nossa e outras possíveis festas, a Prefeitura precisará contar com recursos próprios.

Hospital
Os 7milhões a que serão disponibilizados pelo Governo do Estado para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora ainda não começaram a ser liberados pelo fato da instituição não se encontrar com a documentação necessária em dia, situação que impede que os repasses sejam feitos. A saída será o Governo do Estado encaminhas os recursos para o Hospital via Prefeitura de Caratinga.

Emendas
Já foi encerrado o prazo para que os deputados estaduais e  deputados federais pudessem apresentar emendas aos orçamentos do Estado e da União para o próximo ano, destinando recursos para os municípios. Assim sendo, em breve, iremos saber quais os deputados que, de fato, estarão beneficiando Caratinga e demais municípios da região.

Ingratidão
Apesar de ter recebido 8598 votos do eleitorado de Caratinga, nas eleições de 2014, o deputado federal Misael Varella, até hoje, praticamente nada vez em benefício ao município, como retribuição a tão expressiva votação. Agora, a menos de um ano das eleições, ele já começa a rodear a cidade em busca de votos para o pleito de 2018. Não pense que ele faz gracinha com o Hospital Cristiano Varella de Muriaé. A maior parte dos recursos que mantém o hospital é dinheiro público, repassados pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal.


 

Competência
Diferente da direção da Aminas, que apresentou a prestação de contas de sua gestão à frente da UPA de Caratinga, referente aos meses de setembro e outubro, o “competente” secretário de Saúde da Prefeitura de Caratinga, Wagner Barbalho, até agora não respondeu a este Zé e à população de Caratinga quanto foi gasto por ele na compra de medicamentos, exames e insumos durante o período em que ele está à frente da Secretaria.

Carona Perigosa
Pegar carona é muito perigoso, pois quem pega corre o risco da inabilidade do motorista e, por sua vez, o motorista se torna responsável pela integridade física do carona. De forma semelhante, a chamada “carona nas licitações públicas”, embora legal, também é bastante perigosa. Esta prática pode chegar até à prisão dos envolvidos.

Bueiros e galerias
Há vários meses, o jornal vem alertando a administração municipal quanto à necessidade de ter sido realizado o trabalho de limpeza e desobstrução de todos os bueiros e galerias pluviais de Caratinga. A Prefeitura não deu ouvidos ou não realizou o serviço da forma correta e, com isso, na quinta-feira, 23, moradores de vários bairros da cidade sofreram as consequências dos bueiros se encontrarem entupidos. Não foi por falta de aviso!

 

 

 



 

Reservatório
O jornal A Semana, grande parte da população e até o Ministério Público têm cobrado da Copasa a construção de um grande reservatório de água, para enfrentar os períodos de estiagem. Neste mês de novembro, São Pedro tem sido generoso com Caratinga e região com chuvas em abundância. Porém, quase o total da água proveniente dessas chuvas tem sido desperdiçado, exatamente pela falta do reservatório. Com isso, não estamos livres de sofrermos o desabastecimento de água, caso as chuvas não persistam nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Lutador
Uma das pessoas que, como a gente, mais tem lutado por melhorias para Caratinga é o presidente da Câmara de Vereadores Voluntários, Luiz Carlos Vicente, o Van Gogh. Enquanto outros, que até recebem dinheiro público, preferem ficar usando as redes sociais, publicando fotos e vídeos e ajudando os políticos que apoiam a continuar enganando o nosso povo.

Time fraco
Com algumas exceções, os ocupantes dos cargos de confiança do prefeito Dr. Welington não têm mostrado a competência necessária para estar nos cargos que ocupam e pelos quais recebem. Muitos, além da falta de capacidade, sequer têm demonstrado vontade de acertar. A chegada de mais um final de ano é um excelente momento para que o nosso prefeito dê uma sacudida no seu time ou promova mudanças em sua escalação.

Time fraco II
Um bom exemplo da falta de capacidade de alguns titulares do time do Dr. Welington são algumas atitudes tomadas pelo governo municipal de forma intempestiva e que o obrigam a recuar, diante das manifestações contrárias. Entre elas temos a tentativa de retirar cadeiras e mesas de bares das calçadas, a tentativa de retirar o pessoal da Feiraso da Cesário Alvim e, pior, a iniciativa de afrontar a comunidade católica com um projeto de lei propondo acabar com o feriado de Imaculada Conceição, comemorado no dia 08 de dezembro. Preciso falar mais alguma coisa?

Triste Caratinga!
Ao longo dos anos, Caratinga vem perdendo, de forma gradativa e constante, sua força política e prestígio nos cenários estadual e federal. Isso tem acontecido devido à vaidade pessoal e falta de unidade das nossas lideranças políticas e empresariais. Mas, pensando bem, esperar o quê de uma cidade, conhecida por “Cidade das Palmeiras”, onde se plantam cinco palmeiras e em menos de um ano duas delas morrem?


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.