tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
06 de Novembro
Data publicação 06/11/2017

Críticas
É comum os políticos afirmarem que as críticas são sempre bem vindas, porém, tão logo elas acontecem, eles se revoltam com seus críticos. Eles deveriam compreender que, na maioria das vezes, as críticas os ajudam a enxergar possíveis problemas de seus governos, coisa que os bajuladores nunca irão fazer, pois eles sempre falam somente aquilo que agrada ao “patrão”.

Incompetente
O secretário de Saúde da Prefeitura de Caratinga, Wagner Barbalho, tem recebido inúmeras críticas, deste jornal e de boa parte da população, neste curto período em que esta à frente da pasta. Chovem pelas redes sociais críticas ao atendimento dispensado aos usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ao ponto de vereadores reclamarem da situação.

Incompetente II
Após o secretário de Saúde ser chamado de incompetente pelo nosso diretor, Carlos Carraro, algumas pessoas do atual governo torceram o nariz. Porém, até agora, nenhum deles responderam às duas perguntas feitas no “Fala Carraro”. As perguntas são estas: Por que o “competente” secretário de Saúde foi demitido da direção da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano? Por que motivo os funcionários da SRS comemoraram a sua exoneração do cargo?... Existe, ainda, uma terceira pergunta, mas, o Carraro só a fará quando conseguirem responder às duas primeiras.

Hospital
Ao contrário do que tem sido divulgado, a reunião realizada no dia 27, em Belo Horizonte, para tratar dos problemas do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) foi convocada pelo deputado Adalclever Lopes, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e não por iniciativa de qualquer prefeito da região ou outra autoridade. Vale a pena destacar, ainda, que todas as medidas resultantes do encontro ainda não serão suficientes para resolver todos os muitos problemas do HNSA. Elas são apenas medidas paliativas.

Intervenção
Para dar transparência ao processo, a diretora interventora do HNSA, Flávia de Eugênia de Souza, deveria convocar a imprensa local, mais uma vez, para esclarecer o que será possível fazer com as medidas apresentadas na reunião de Belo Horizonte, apresentar um balanço da utilização dos recursos que já haviam sido disponibilizados e como serão aplicados os recursos a serem liberados após o encontro, evitando que em alguns discursos sejam prometidas e anunciadas situações inverídicas.

Alerta
Com a chegada do período de chuvas e calor, mais uma vez, Caratinga precisa se preparar para confrontar o Aedes aegypti. Segundo informações, é grande o risco de que a cidade venha a enfrentar surtos de dengue, chikungunya e zika. Já passou da hora do atual governo buscar o apoio do pessoal da Funasa, especialista no combate às epidemias. Pelo que consta, atualmente, Caratinga é o único município da região que não tem acordo de parceria com a Funasa para o trabalho de controle do mosquito transmissor.

R$ 600 mil
O presidente da Câmara Municipal de Caratinga, Valter Cardoso, na última semana, anunciou a devolução à Prefeitura de R$ 600 mil das economias feitas pelo Legislativo Municipal. Conforme ficou acordado, este recurso será utilizado no setor de Saúde, exclusivamente para a realização de exames. Parabéns pela medida!... Mas, agora, a Câmara de Vereadores deveria fiscalizar a utilização do recurso, identificando quantos exames serão disponibilizados, onde eles serão realizados e quanto custará cada um deles.

Revoltados?
Como falamos recentemente, muitos vereadores de Caratinga têm reclamado quanto ao não atendimento de suas demandas por parte do prefeito. O curioso é que, basta o prefeito convocar uma coletiva com a imprensa para que todos eles apareçam sorridentes nas fotos ao lado dele. Que revolta é essa?...

Cadê a grana?
Para quem não se lembra, há alguns meses, determinados vereadores andaram postando nas redes sociais fotos deles ao lado dos deputados que apoiam, prometendo que eles estavam liberando recursos, através de emendas parlamentares, para Caratinga. Até hoje eu não fiquei sabendo de que alguma dessas prometidas verbas tenha chegado aos cofres da Prefeitura de Caratinga.  Em tempo: Alguns veículos doados pelo Governo do Estado foram entregues, mas será que é só isso?... E a grana?... É bom ela chegar rápido, pois tem um deputado, apoiado por um desses vereadores, que espera conseguir 10 mil votos nas eleições do próximo ano.

Rodeio
Este Zé ficou sabendo, de fonte fidedigna, que a Prefeitura de Caratinga está para firmar uma parceria com alguns promotores de eventos, visando a realização de um rodeio no início do próximo ano. Neste provável acordo, em um dos dias do rodeio a entrada será franca e nos outros dias haverá cobrança de ingresso. O governo municipal deve ficar muito atento, pois muitos desses acordos acabam gerando processos na Justiça.

Copasa
Basta acontecerem os problemas no abastecimento de água em Caratinga para que todos comecem a reclamar da Copasa, o que é compreensível. No entanto, nossas autoridades deveriam promover um amplo debate com a sociedade, para analisar os contratos de concessão da empresa com o Município e avaliar a atuação da Copasa nesses 43 anos em que ela está em Caratinga.

Rodízio
Há duas semanas a Copasa realizou serviço de abastecimento de água, em Caratinga, no sistema de rodízio. Eu torço para que isso não volte a acontecer, mas, caso tenhamos um período maior sem chuvas durante o verão, é quase certo que a crise no abastecimento voltará a ocorrer. Nesta possibilidade, se o rodízio for necessário, a Copasa poderia avisar à população com maior prazo de antecedência. Ah!... E parem de usar a informação de que a suspensão no abastecimento de água se deve a “serviço de manutenção da rede”. Isso não engana mais ninguém!

Previsões imprevisíveis
As previsões dos institutos de meteorologia para as cidades do interior, como Caratinga, mais erram do que acertam. Se anunciam chuva, faz sol, se anunciam sol, chove, e assim por diante. Para evitarem os constantes erros, os institutos poderiam passar a fazer suas previsões da seguinte forma: “Céu possivelmente nublado com prováveis momentos de sol e possibilidade de ocorrência de chuva, variando de branda a intensa, a qualquer momento do dia ou da noite. As temperaturas podem variar durante o período, indo do forte calor ao frio intenso ou vice-versa”.

Cemitério
Quem visitou o Cemitério São João Batista no Dia de Finados encontrou o local perfeitamente limpo e com totais condições de locomoção, conforme prometido pela Prefeitura de Caratinga. Porém, a administração municipal poderia estudar um meio para facilitar a identificação dos túmulos, cujas placas de bronze ou de outro metal acabam sendo alvos de furto. Muitas famílias ficaram impossibilitadas de homenagear seus mortos exatamente devido a este problema.

Equilíbrio
O Procurador Geral do Município, Dr. Ranulfo Cunha Filho, tem mostrado equilíbrio diante das críticas feitas por parte da imprensa local ao desempenho do atual governo. Segundo fiquei sabendo, ao invés de rebater as críticas, como muitos têm feito, ele prefere aconselhar a quem tenha sido criticado a avaliar a situação e ver se, de fato, as críticas são válidas. Além de competência, Dr. Ranulfo tem mostrado ser uma pessoal humilde e de caráter! 


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.