tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
14 de Novembro
Data publicação 14/11/2016

Lá e cá!
Assim como aconteceu no Brasil, como mostrou a eleição de Alexandre Kalil a prefeito de Belo Horizonte, nos Estados Unidos, a eleição de Donald Trump a presidente mostrou o quanto os eleitores, de lá e de cá, se mostra revoltado e decepcionado com a classe política, preferindo votar em novos candidatos, mesmo que tenham discursos muito radicais. As pessoas estão tão cansadas dos modelos antigos e ultrapassados de se fazer política que topam qualquer mudança, mesmo as mais arriscadas.

Bolsonaro
Com o resultado das eleições nos Estados Unidos, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) se mostra muito animado, acreditando na possibilidade de conseguir se eleger presidente do Brasil nas eleições de 2018. Ele tem usado as redes sociais de forma intensa, para confirmar que, queiram ou não queiram, ele será candidato à Presidência da República pelo seu partido.

 

 

 

 

 

Fim dos nanicos
Na última quarta-feira, 09, o Senado aprovou em 1º turno, as mudanças na lei eleitoral, acabando com as coligações para as eleições proporcionais e criando a chamada “cláusula de barreira” que, se for aprovada em definitivo, impedira aos partidos que não atingirem 2% dos votos válidos nas eleições de 2018 tenham direito a horário gratuito nas emissoras de rádio e televisão e aos recursos do Fundo Partidário.

Adalclever
Para as eleições de 2018, para o deputado Adalclever Lopes (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o que não faltam são opções. Ele poderá escolher entre ser novamente candidato a deputado estadual, ser candidato a deputado federal ou, ainda, disputar as eleições como candidato a vice-governador, na chapa de seu amigo pessoal Fernando Pimentel. Realmente, o moço está com seu prestígio lá nas nuvens.

Adalclever II
Por outro lado, a forte amizade com o governador Fernando Pimentel começa a trazer desgastes a Adalclever Lopes junto à opinião pública e aos deputados de oposição na ALMG. Alguns deputados estão recorrendo judicialmente contra a decisão de Adalclever em manter em sigilo a integra da delação feita por Bené da Gráfica nas investigações da Operação Acrônimo, na qual ele acusou Fernando Pimentel e deputados do PT e do PMDB de receberem propina.

Marco Antônio

Um passarinho contou para este Zé que o prefeito Marco Antônio já começa a ensaiar uma provável candidatura a deputado estadual nas eleições de 2018. No entanto, existem outros passarinhos achando que, devido aos vários processos judiciais aos quais o atual prefeito responde, dificilmente Marco Antônio deixará de ter seus direitos políticos cassados dentro dos próximos meses.

Amigos
Todos os prefeitos que deixarão seus cargos em 31 de dezembro, já por ocasião do Reveillon, começarão a sentir o afastamento daqueles que eles acreditavam que eram seus grandes amigos. Também começarão a sentir no bolso o peso em ter que pagar de seus próprios as despesas com almoços, jantares, combustível, telefone, viagens e, em muitos casos, os custos com advogados.

Auditoria
Pessoa muito próxima do prefeito eleito Dr. Welington confirmou a este Zé que tão logo o novo governo se inicie será instaurada uma completa auditoria nas contas e nos atos da administração do prefeito Marco Antônio, que deverá durar por cerca de três meses. Vamos esperar que os resultados dessa auditoria sejam divulgados à população.

Auditoria II
Se a auditoria prometida for levada a cabo todos poderemos conferir se os bochichos que correm pelas rodinhas e esquinas de Caratinga são verdadeiros ou não. Este Zé quer saber o quanto foi gasto com material de construção, onde foi comprado esse material e quanto se pagou às empreiteiras encarregadas das obras. Também queremos saber quanto se gastou com alugueis de veículos, quais os gastos com a contratação de serviço de sonorização para eventos e quais foram os convênios firmados com os chamados “amigos do prefeito”, entre outros gastos.

Na berlinda
O vereador Zé Mugango, que se tornou um “super secretário” durante o governo de Marco Antônio, terá sua atuação na atual administração muito bem analisada pelos auditores que serão contratados por Dr. Welington. Afinal de contas, o moço mandava, desmandava e ainda manda na Prefeitura de Caratinga. Vamos aguardar para ver no que isso vai dar!

 

 

Câmara
Já teve início a movimentação para a definição de quem estará presidindo a Câmara Municipal de Caratinga a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Pelo menos, três nomes já são citados como pleiteantes ao cargo, nos bastidores políticos. São eles: Valtinho Cardoso (DEM), Serginho Condé (PTC) e Diego de Oliveira (PSD). Serginho Condé, o atual presidente, corre por fora. Diego de Oliveira afirma ter um acordo firmado com o futuro prefeito. Já Valtinho, de acordo com meus levantamentos, é o preferido de Dr. Welington.

Ranço
Um informante, muito próximo a Dr. Welington, tem aconselhado o futuro prefeito a evitar, ao máximo, nomear para a sua equipe de governo pessoas que tenham ocupado cargos de confiança nos governos de Marco Antônio, João Bosco e Ernani Campos Porto, para dar ao seu governo um tom verdadeiramente novo, como é o desejo da maioria da população de Caratinga.

Emendas
Neste período, quando o Governo Federal e o Governo de Minas finalizam seus orçamentos para o próximo ano, é o momento ideal para sabermos quais foram os deputados estaduais e federais, votados em Caratinga nas eleições de 2014, que destinaram recursos para nosso município através de emendas parlamentares. Vale lembrar que, em 2015, pouco ou mesmo nada foi enviado por eles para a nossa cidade.

Emendas II
Este Zé estará conferindo, para saber quanto foi destinado, em emendas, para Caratinga pelos deputados estaduais Adalclever Lopes, Gustavo Valadares, André Quintão, Durval Ângelo, Dr. Wilson Batista, Vanderlei Miranda e pelos deputados federais Mauro Lopes, Mizael Varella, Leonardo Monteiro, Leonardo Quintão, Marcus Pestana, Renzo Braz e Brunny Gomes, entre outros. Como diria o meu amigo Jorginho do Mexidinho, tem alguns desses que, se pintar alguma emenda para Caratinga, eu asso no dedo!


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.