tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
31 de Outubro
Data publicação 31/10/2016

Combustível

Apesar da Petrobras ter reduzido o preço dos combustíveis para as distribuidoras em mais de 3%, esta diminuição não chegou aos postos de combustíveis de Caratinga. Teve um posto que até ensaiou a redução, abaixando o preço da gasolina para R$ 3,78, porém, o dono do posto deve ter levado um puxão de orelhas dos demais e, no dia seguinte voltou o preço da gasolina para R$ 3,84. Quando a Petrobras eleva o preço dos combustíveis, o aumento é imediato, mas quando ela abaixa os preços, a redução nunca chega às bombas.

Recompondo

O deputado Adalclever Lopes (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, aos poucos, começa a se reaproximar dos amigos e companheiros políticos de nossa região. Pelo visto, crescem as possibilidades de que ele venha a ser candidato a deputado federal nas eleições de 2018. Já se fala que, em nossa região, ele estará apoiando como candidato a deputado estadual o empresário Pedro Leitão. Já no Sul de Minas, o mais provável é que ele faça dobradinha com seu irmão, Adalberto Lopes, recém eleito vice-prefeito de Campo Belo.

 

Chateado

Amigos mais chegados do deputado federal Mauro Lopes (PMDB) contaram para este Zé que ele ficou muito decepcionado com a atitude de certos amigos de Caratinga que lhe viraram as costas na campanha eleitoral deste ano. Segundo meus informantes, Mauro Lopes está determinado a dar um tempo em suas costumeiras visitas à nossa cidade.

 

 

2020

A notinha divulgada por este Zé, em nossa última edição, afirmando que o prefeito Marco Antônio já prepara sua candidatura nas eleições municipais de 2020, deixou muita gente com uma pulga atrás da orelha. Alguns duvidam que seja verdadeira a intenção de Marco Antônio em voltar a se candidatar. Outros já questionam tal possibilidade, destacando os muitos processos que o atual prefeito responde na Justiça.

Enganação

Em todos os escândalos ocorridos em seu governo – Lixo, compra de Remédios, Compra de Peças e Baterias, entre outros – o prefeito Marco Antônio nomeou uma comissão de sindicância para apurar as responsabilidades. Porém, até hoje, este Zé não leu, não viu e nem ouviu qualquer coisa sobre os resultados dessas apurações. A bem da verdade, a única comissão de sindicância que apresentou algum resultado nas apurações foi a que investigava a compra de peças e baterias, quando seus membros se julgaram incompetentes analisar o caso.

Próximas eleições

Com a impossibilidade de Dr. Welington se candidatar à reeleição em 2020, certamente, muitas pessoas que sonham em ser prefeito de Caratinga e, até mesmo, outras que nunca militaram na política começarão a se movimentar, na tentativa de alcançar notoriedade junto à população local, pretendendo dar viabilidade a uma provável candidatura.

Novos líderes

Com a eleição de Dr. Welington, que impôs dura derrota aos antigos caciques da política de nossa cidade, abre-se a possibilidade para que os principais partidos – PT, PMDB, PSDB, PTB, PDT e PSB – iniciem um processo de reformulação em seus comandos e em suas diretrizes. Até porque, se os partidos continuarem utilizando as mesmas caras e o mesmo modelo ultrapassado de fazer política eles não terão chance de obter vitória nas próximas eleições.

Menos mal

Como dizia o saudoso ex-governador Hélio Garcia, “em final de governo, até o cafezinho é servido frio”. Pelo jeito, em Caratinga, o prefeito Marco Antônio tem se empenhado, determinado em não seguir a esta máxima, fazendo o chamado “dever de casa”. A cidade tem permanecido limpa e, no momento, a atual administração está desenvolvendo uma operação Tapa-Buracos em toda a cidade.

Dengue

Geralmente, em final de mandato, é comum ocorrer uma queda na qualidade dos serviços. Felizmente, em Caratinga, a equipe que atua no combate ao mosquito Aedes aegypti não estará reduzindo o seu ritmo de trabalho. Quem confirma isso é o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue em Caratinga, Romagno Alves Costa. Segundo ele, os membros de sua equipe estarão trabalhando, da mesma forma, até o dia 31 de dezembro. Vale destacar que Romagno, funcionário da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tem realizado um trabalho elogiável, digno de todos os aplausos. O próximo governo poderia se empenhar em mantê-lo na função.

Saúde

Dr. Giovanni, vice-prefeito eleito de Caratinga, foi confirmado por Dr. Welington como secretário de Saúde, no próximo governo. Em suas declarações à imprensa local, ele tem discorrido sobre a Saúde no município e os projetos que tem para o setor. No entanto, é bom a população de Caratinga evitar muitas expectativas quanto a imediatas melhorias significativas no serviço de saúde pública. Vale ressaltar que a crise no setor não é local e para se alcançar os objetivos pretendidos por Dr. Giovanni serão necessários muitos recursos financeiros, com o que nem o Governo do Estado e nem o Governo Federal estão contando no momento.

Multas

Nem mesmo uma criança acredita no discurso do Governo Federal de que o aumento nas multas de trânsito a partir do dia 1º de novembro, que chegam a 66%, tem o objetivo de reduzir o número de infrações. Está na cara que o principal motivo é, mesmo, meter a mão no bolso dos condutores de veículos. Ah!... Vale lembrar que continuamos pagando IPVA, Cide e pedágios para continuar circulando por estradas sem sinalização e em péssimo estado de conservação.

Observador

O nosso observador político oficial, Verly Francisco, filósofo nas horas vagas, apresentou um relatório sobre os candidatos a vereador nas últimas eleições em Caratinga. Durante a campanha, eles andavam ativos na internet, nas igrejas, nos botecos, velórios, casamentos e, até, batizados de cachorros e bonecas. Quem cantava no coral da igreja não canta mais; quem assistia todas as missas sumiu da igreja; quem frequentava botecos e chegava a pagar uma cervejinha pros eleitores, desapareceu. Sem falar que a maioria até cancelou seu perfil do Facebook. Agora é esperar!... Daqui a quatro anos eles voltam!


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.