tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
23 de Maio
Data publicação 23/05/2016
Cuba
No início da semana que passou, o governo de Cuba enviou e-mail a dezenas de instituições internacionais, entre as quais estavam a ONU, a Organização Mundial do Comércio e a Cruz Vermelha, afirmando que o presidente interino Michel Temer “usurpou o poder”. Isso só pode ser gozação!... Até parece que Fidel Castro, que tomou o poder através de um golpe, ocupou o poder em Cuba através de uma democrática eleição, na qual a população o elegeu ditador.
 
Cuba II
Não sei se o governo cubano está sabendo, mas, o processo de impeachment é um instrumento legal, definido na Constituição Federal do Brasil. Por outro lado, o rito impeachment foi definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), autorizado pela Câmara dos Deputados e o pedido de abertura do processo foi autorizado pelo Senado, onde será julgado, sob a presidência do presidente do STF. Cabe informar aos cubanos que Michel Temer não é ministro do Supremo, não é deputado e tampouco senador. Ele está apenas cumprindo a obrigação de, na condição de vice-presidente eleito pelo voto de 54 milhões de brasileiros, de exercer a Presidência da República devido ao afastamento de Dilma Rousseff.
 
Mais uma dela!
A presidente afastada Dilma Rousseff declarou, na semana que passou, que José Serra, atual ministro das Relações Exteriores,  quer fazer acordos “profundamente lesivos” ao País, alegando que ele é tradicionalmente submisso às grandes potências, prevendo possível aproximação dos países desenvolvidos. Para ela, os bons acordos foram os feitos pelo governo petista com Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, entre outros países, aos quais o BNDES emprestou bilhões e mais bilhões, enquanto o povo brasileiro ficou sem investimentos em Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura. Sabe nada, inocente!... Peraí! De inocente ela não tem nada!
 
Pesquisas
Você já foi entrevistado nos últimos dias para alguma pesquisa eleitoral? Não?... Então, pode esperar que ainda será, afinal, o que mais tem acontecido em Caratinga, nos últimos dias são pesquisas, encomendadas para aferir a situação dos prováveis candidatos junto ao eleitorado local. Os resultados?... Infelizmente você não ficará sabendo, pois elas são feitas para avaliação interna dos partidos e dos pré-candidatos a prefeito.
 
Mar de Lama
Na quinta-feira, 19, durante a 3ª fase da Operação Mar de Lama, que investiga esquema de corrupção em Governador Valadares, com desvio de mais de R$ 1,5 milhão, a Polícia Federal efetuou a prisão de 17 pessoas, das quais sete são vereadores do município. Dos 21 vereadores da Câmara de Governador Valadares, 15 estão envolvidos no esquema, dos quais oito estão afastados do cargo e sete, além de afastados, estão presos.
 
Odiel
Apesar da rejeição de alguns membros do próprio partido, o vice-prefeito Odiel de Souza (PMDB), pré-candidato a prefeito pela legenda, segue firme no propósito de disputar a Prefeitura de Caratinga. Ele tem intensificado as suas articulações, em reuniões com lideranças políticas e comunitárias, e principalmente com o deputado federal Mauro Lopes.
 
 
 
 
Por falar nele...
Alguém sabe informar onde anda o deputado Mauro Lopes, ex-ministro da Aviação Civil do Governo Dilma? Depois que ele votou a favor do processo de impeachment, mesmo afirmando sua gratidão à presidente afastada, o nome do parlamentar sumiu completamente do noticiário. Para piorar, o governo de Michel Temer acabou com o status de Ministério da Secretaria de Aviação Civil, impossibilitando que Mauro Lopes reassuma a pasta.
 
Pimentel e a Federal
O governador Fernando Pimentel (PT) nomeou o delegado Sergio Barboza Menezes, ex-superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais, para a Secretaria de Estado de Defesa Social. Até aí, tudo bem!... Ocorre que, como superintendente da Polícia Federal no Estado, Sergio Barboza era um dos responsáveis pela Operação Acrônimo, que investiga irregularidades em campanhas petistas e o recebimento de propina por Pimentel em negócios escusos quando ele era ministro do Desenvolvimento e Comércio. Não tem nada de ilegal na nomeação, mas...
 
Bares
Belo Horizonte é conhecida como a “Capital Mundial dos Botecos”, porém a capital dos mineiros corre sério risco de perder esse importante título, devido à crise econômica que o Brasil atravessa. Segundo anunciado pelo jornal O Tempo, cerca de 3000 bares e restaurantes de BH deverão encerrar suas atividades, resultando na demissão de mais de 10 mil pessoas. Pelo jeito, em breve, o belorizontino não terá nem lugar para afogar as suas mágoas.
 
Sem grana
O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou que a Justiça Eleitoral está sem dinheiro suficiente para realizar as eleições municipais deste ano. O TSE está sem dinheiro, mas, certamente irá conseguir dar um jeitinho de arranjar. Agora, nós, os eleitores, que estamos sem grana, vamos continuar, sabe-se lá até quando, com nossas asas bem caídas.
 
Dream Team
Os jornalistas especializados em Economia de todos os sites, jornais, revistas e emissoras de rádio e de TV, tanto do Brasil como do Exterior têm elogiado a equipe econômica montada por Michel Temer, comandada por Henrique Meirelles. Alguns tem afirmado que a equipe é um verdadeiro “Dream Team”, em uma comparação ao grande time de basquete que os Estados Unidos levou para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, que contava com “monstros” como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Charles Barkley, Scottie Pippen e Patrick Ewing. O Dream Team americano deu show e conquistou a medalha de ouro. Espero que o nosso faça o mesmo.
 
Parente
Anunciado na quinta-feira, 19, como o novo presidente da Petrobras, Pedro Parente, que foi ministro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, declarou que não haverá indicação política para cargos de diretoria na Petrobras. Vale lembrar que foram as indicações dos partidos que deu origem ao “Petrolão”. Torço muito para que isso aconteça, mas, eu ainda estou acreditando mais em Papai Noel, Fada Madrinha, Coelhinho da Páscoa, Chupa-cabra, Saci Pererê, Lobisomem, Mula-Sem-Cabeça...
 
Saúde
Será que agora, com a nomeação do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) para a Secretaria de Estado de Saúde, sendo ele amigo pessoal e conselheiro político do deputado Adalclever Lopes (PMDB), a tão prometida e aguardada verba para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, finalmente, será liberada? Se o recurso, prometido por Adalcever no ano passado, não sair agora, a direção do hospital pode tirar o cavalinho da chuva.
 
 
 
 
 
 
Promessa
Será que alguém poderia informar a este Zé e à população de Caratinga qual é a solução que o deputado Mauro Lopes anunciou para os problemas de abastecimento de água de Caratinga? Ora, no final do mês passado, o deputado anunciou à imprensa local que, em três ou quatro dias, traria uma solução para o problema da Copasa com o Município. Pois é!... Já se passaram mais de três semanas e, até agora, nada!... Vou ali pegar uma cadeira e esperar sentado!
 
A Bomba
Este Zé está sendo muito cobrado pelos leitores de A Semana pelo fato de que, até agora, a bomba que anunciamos há três semanas ainda não explodiu. Calma, gente! O estopim ainda não foi aceso, mas, em breve, segundo meus informantes, a bomba explodirá e irá causar muitos estragos, atingindo pessoas que você sequer imaginava. Inclusive, tem gente que poderá sair da cidade usando “pulseiras” bem brilhantes nos dois pulsos.


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.