tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
10 de Dezembro
Data publicação 10/12/2018
Derrotas
Por mais que os puxa-sacos de plantão insistam em dizer o contrário, as eleição de Clausiano Teinha, para a presidência do Sindicato dos Servidores Municipais de Caratinga (Sindserc), e de Paulinho de Dom Lara, para a presidência da Câmara Municipal, foram mesmo duas duras derrotas do prefeito Dr. Welington. Espero que, a partir de agora, ele mude a forma de tratar as lideranças da cidade e os vereadores.
 
Derrotas II
 As presenças do Chefe de Gabinete, do Procurador Geral do Município e de diversos outros membros da equipe de governo de Dr. Welington na eleição da Câmara de Caratinga mostraram o quanto o prefeito fez pressão para conseguir a eleição de Diego de Oliveira. Não me venham dizer que eles estavam lá apenas para assistir à reunião da Câmara. A pressão foi tanta que o tal Chefe de Gabinete chegou a atuar como fiscal da votação, como fica evidente na foto.
 
 
 
 
 
2020
Caso o prefeito Dr. Welington tenha a intenção em tentar sua reeleição nas eleições municipais de 2020, as derrotas sofridas nas eleições da Câmara e do Sindserc mostraram que ele precisa, urgentemente, trocar sua equipe política e, também, abrir as portas de seu gabinete para receber lideranças comunitárias, lideranças políticas, empresários e vereadores, não se furtando a ouvir o que precisa ouvir  e não se limitar às bajulações dos puxa-sacos.
 
Tapa-buracos
Segundo nota divulgada pela assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caratinga, a operação tapa-buracos foi suspensa em decorrência da chegada do período chuvoso e da falta dos repasses do Governo do Estado. Na nota foram enumeradas as ruas da cidade onde o serviço foi realizado. É importante ressaltar que a suspensão da operação acaba gerando economia para os cofres municipais, pois, o serviço realizado em várias ruas, devido à péssima qualidade do asfalto utilizado, já está perdido.
 
Orçamento
O prefeito Dr. Welington encaminhou à Câmara Municipal de Caratinga o Orçamento do Município para o Exercício 2019, que precisa ser aprovado antes do início do recesso parlamentar. A peça orçamentária prevê uma receita de R$ 251 milhões. Caso a arrecadação prevista se confirme, o governo municipal contará com recursos suficientes para investir em obras, saúde, educação e infraestrutura. Vamos torcer!
 
Anna Júlia
A adolescente Anna Júlia Calazans, cuja história emocionou e mobilizou a população de Caratinga e região, já está na Tailândia, onde estará se submetendo ao tratamento que poderá fazer com que ela volte a andar e, assim, passe a ter uma vida normal. O empenho continua, assim, vamos todos pedir que Deus abençoe aos profissionais que estarão atuando no tratamento de Anna Júlia e que o objetivo seja alcançado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Péssima notícia
Em um município onde a geração de vagas de emprego é pífia e a arrecadação fica sempre aquém do necessário, não poderia ser pior a notícia de que o Grupo DPC estará transferindo grande parte de sua estrutura para o Espírito Santo, motivado pela menor taxa de ICMS naquele estado. Com isso, além de dezenas de postos de emprego, Caratinga perderá o alto volume de impostos pagos pela empresa.
 
Justiça
Estamos esperando que a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Caratinga tenha a mesma celeridade e critério ao analisar o pedido feito pelo advogado Clausiano Peixoto, quanto a possível irregularidade à manutenção de Juarez Taka-Pedra como cargo comissionado da Prefeitura de Caratinga, como aconteceu com o ex-vereador Ronilson Marcílio, exonerado pelo prefeito Dr. Welington a pedido do Ministério Público. Esperamos que não sejam aplicados dois pesos e duas medidas!... Estaremos de olho!
 
Fiscalização
Continuamos recebendo, através das redes sociais, denúncias de possíveis  irregularidades cometidas por prefeitos da nossa região. Novamente informamos que tais denúncias devem ser encaminhadas às respectivas câmaras municipais e ao Ministério Público, notadamente, à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, órgãos responsáveis por fiscalizar as ações dos agentes públicos.
 
Leishmaniose
Infelizmente, o Laboratório de Leishmaniose da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Caratinga foi fechado. Segundo fiquei sabendo, o encerramento das atividades do laboratório aconteceu devido à falta de um técnico capacitado para assinar as receitas. Com isso, toda a população de Caratinga e das demais cidades da região ficam à mercê de uma doença que, além de causar diversas deformações, pode levar à morte. O governo municipal poderia dar uma atenção especial a este grave problema.
 
Casas Populares
Já está acontecendo o cadastramento das famílias candidatas às 400 casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida, que serão construídas em Caratinga no próximo ano. Até o momento, mais de 2000 famílias se cadastraram. Os beneficiários serão definidos através de critérios estabelecidos pela Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades e Prefeitura Municipal.
 
Casas Populares II
As famílias interessadas em serem beneficiadas com as casas do Programa Minha Casa, Minha vida, não devem dar ouvidos a espertalhões e oportunistas que usam de má fé e da simplicidade das pessoas, afirmando que possuem poder de influência na escolha de quem terá direito às casas populares. Caso você fique sabendo de alguma irregularidade no processo de escolha dos beneficiários, faça uma denúncia ao Ministério Público.
 
Natal
Algo difícil de atingir a população de Caratinga neste final de ano é o “Espírito de Natal”. Infelizmente, mais uma vez, Prefeitura, CDL e Associação Comercial não se uniram para fazer a decoração das ruas e praças centrais da cidade. Além disso, na maioria das lojas em que os proprietários fizeram a decoração natalina, o serviço não foi bem executado, sendo usados enfeites antigos e sem o brilho desejado. Até parece que o mês de dezembro não é o melhor e mais lucrativo período para o comércio varejista.
 
13º Salário
Devido ao fato do Governo Fernando Pimentel (PT) continuar não efetuando os repasses obrigatórios aos municípios, só mesmo um milagre fará com que todas as prefeituras de nossa região consigam pagar o 13º salário ao funcionalismo até o Natal. Em alguns municípios, como é o caso de Caratinga, o prefeito conseguirá cumprir com o pagamento do benefício dentro do prazo previsto. Porém, em muitos outros, o pagamento do 13º ficará mesmo para o próximo ano e, provavelmente, de forma parcelada.


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2018 - Todos os direitos reservados.