tv semana grupo semana
     

PUBLICIDADE

Colunista - Zé caratinga
08 de Abril
Data publicação 08/04/2019
Buracos
Segundo informações extraoficiais, a Prefeitura de Caratinga começará mais uma operação tapa-buracos. A iniciativa é mais do que necessária, haja vista as ruas da cidade estarem tomadas por buracos e, como já mostramos nesta coluna, alguns deles são verdadeiras crateras. É bom que o trabalho comece o mais rápido possível, pois, em alguns locais fica difícil saber se tem buraco na rua ou se tem rua no buraco.
 
Começaram
Como já era esperado, as movimentações visando as eleições municipais do próximo ano já começaram. A disputa pelo controle dos diretórios municipais, em Caratinga, está a todo vapor. Também acontecem os encontros e reuniões para a formação das chapas à eleição de prefeito. Já temos assistido brigas acirradas pela direção dos partidos. As eleições 2020 prometem!
 
Começaram II
Também já estamos assistindo à movimentação dos pré-candidatos na tentativa de conquistar a simpatia do eleitorado. Para isso, está valendo de tudo!... Os prováveis candidatos e vereadores têm procurado se multiplicar, para conseguir marcar presença em todos os tipos de eventos, seja casamento, aniversário, batizado, feijoada, churrasco, velório, enterro, missa, culto... Tem até quem participa de batizado de cachorro!... Certo pré-candidato, no afã de conquistar voto, já chegou até a cumprimentar manequim de loja.
 
Oposição
Os opositores do prefeito Dr. Welington, que até então estavam caladinhos, começaram a colocar as manguinhas de fora. Na última reunião da Câmara Municipal de Caratinga, os vereadores da bancada de oposição apresentaram mais de uma dúzia de pedidos de informação ao governo municipal. A atitude não me causa espanto, afinal, no ano que vem teremos eleição municipal.
 
Inconformados
Os integrantes da bancada de oposição ao governo de Dr. Welington estão inconformados pelo fato de seus pedidos terem sido rejeitados pelo plenário da Câmara Municipal, pelo placar de 9 x 3. O engraçado é que os vereadores que se mostram mais revoltados com o resultado das votações, na noite da reunião, se encontravam em viagem para BH.
 
Pedido
Um dos pedidos de informação que mais chamou a atenção deste Zé visava saber quanto o atual governo gastou com publicidade e com os órgãos de imprensa no período de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2018, embora o processo de licitação para que a Prefeitura de Caratinga pudesse contratar uma agência de publicidade só tenha sido concluído no final do ano passado. Será que os autores do pedido estão desconfiados de que alguém anda recebendo verba de publicidade da Prefeitura por fora?
 
Vai concorrer!
Leonardo Nascimento, leitor assíduo do jornal A Semana, residente no Bairro Nossa Senhora Aparecida, informou que pretende disputar uma das 17 cadeiras na Câmara Municipal de Caratinga nas eleições de 2020. Ele foi membro do projeto Família Solidária e tem como plataforma de campanha a luta em prol dos mais necessitados e o projeto para redução do número de vereadores da cidade dos atuais 17 para apenas nove.
 
 
 
 
 
 
 
 
Ele Não
Ficamos sabendo, de fonte fidedigna, que o vereador Johny Claudy procurou uma emissora de TV de nossa cidade propondo conceder uma entrevista para afirmar que não é ele o tal “Vereador Taradão”. Porém, ao ser questionado sobre quem seria, então, o “Taradão”, ele escorregou e preferiu não revelar de quem se trata. Com isso, a entrevista foi cancelada. Caso ele mude de ideia e decida revelar o nome do “Vereador Taradão”, o jornal A Semana está à sua inteira disposição!... Ah!... E prometemos, inclusive, dar destaque na capa do jornal!
 
Mauro Lopes
O deputado federal Mauro Lopes anda afastado das rodas políticas de Caratinga. No entanto, segundo informações de pessoas de sua confiança, o parlamentar está se mobilizando, em Brasília, para conseguir a liberação de volumosos recursos para impedir o fechamento definitivo do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Em breve, o anúncio da obtenção do recurso será oficializado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Transparência
Nos últimos anos, devido a este fecha-e abre vivido pelo HNSA, sempre aparecem recursos públicos destinados por deputados e pelos governos para socorrê-lo. Porém, eu não me lembro de ter ocorrido nenhuma prestação de contas, mostrando como e onde foram aplicados esses recursos, que não foram poucos. Com isso, torna-se difícil querer ajudar. O atual provedor do hospital, padre Moacir Nogueira, deveria convocar a imprensa e apresentar uma completa prestação de contas do dinheiro público recebido pela instituição nos últimos anos.
 
Reeleição complicada
Diante do atual quadro financeiro vivido pela esmagadora maioria das prefeituras mineiras, em grande parte motivado pelas dívidas do Estado que, durante o governo passado, que atrasou o repasse dos recursos constitucionais aos municípios, os atuais prefeitos terão enormes dificuldades em conseguir recuperar o prestígio junto aos eleitores até as eleições do próximo ano. Com isso, caso não ocorra uma mudança radical no cenário, dificilmente eles conseguirão se reeleger.
 
CPI
Este Zé tomou conhecimento de que o pré- candidato a prefeito e vereador Rominho Costa, juntamente com os demais vereadores de oposição, pretendem apresentar, em uma das próximas reuniões da Câmara de Caratinga, requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a contratação pela Prefeitura de Caratinga de uma empresa da cidade de Bugre, responsável pela locação de máquinas pesadas, limpeza de rios e córregos e outros serviços.
 
Hospital
O que não tem faltado, nos últimos meses, em Caratinga, são matérias jornalísticas sobre a crise vivida pelo Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), que foi pauta de uma audiência com o secretário de Estado de Saúde, realizada na terça-feira, 02, na capital mineira. A solução do problema é simples!... É só botar dinheiro em caixa!... Afinal de contas, como diz o nosso amigo e grande filósofo contemporâneo Verly Francisco, “com o bico seco não se resolve nada!”.
 
Diárias
Para quem ainda não sabe, cada um dos 17 vereadores de Caratinga tem direito a 25 diárias de viagem por ano, no valor de R$ 380,00 cada uma, além do pagamento do transporte para a ida ao local de destino e para seu retorno a Caratinga. Ultimamente, alguns vereadores têm preferido viajar para a capital do Estado de avião. Só não se sabe o que eles tanto fazem em BH, quando deveriam estar visitando nossos bairros e distritos rurais para ouvir as reclamações e reivindicações da população que eles juraram representar.
 
Falando nisso...
Alguns vereadores de Caratinga, cujos nomes este Zé prefere manter em sigilo por enquanto, têm passado tanto tempo na capital mineira, à custa dos cofres públicos, que sou levado a acreditar que nas eleições do próximo ano eles deverão se candidatar a vereadores por Belo Horizonte. 
 


Mudar de colunista:

FALE CONOSCO
grupoasemana@gmail.com
333322-1212
RUA JOAO DA SILVA ARAUJO, Nº 8 - SL304
CENTRO | CARATINGA-MG


Copyright JORNAL A SEMANA - © 2019 - Todos os direitos reservados.